Sexta, 18 de Outubro de 2024
(75) 99168-0053
Brasil Horário de verão

Horário de verão não volta neste ano, decide governo

Comitê recomendou volta do horário de verão, que adianta relógios em alguns estados para dessincronizar pico do consumo de energia.

16/10/2024 17h14
Por: Mayara Naylanne Fonte: G1
Foto: Duvulgação
Foto: Duvulgação

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, descartou nesta quarta-feira (16) a volta do horário de verão em 2024. O governo avaliará a retomada da medida para 2025, considerando que, no momento, a segurança energética está assegurada e há um leve restabelecimento das condições hídricas.

“Nós chegamos à conclusão de que não há necessidade de decretar o horário de verão para este período", afirmou Silveira após reunião com o ONS (Operador Nacional do Setor Elétrico).

O ministro destacou que a política do horário de verão deve ser avaliada com cuidado, levando em conta seus impactos no setor elétrico e na economia. Segundo ele, embora o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) tenha recomendado a medida, houve melhora no cenário das chuvas e dos reservatórios, eliminando a necessidade de adiantar os relógios em 2024.

Além disso, a implementação este ano, caso ocorresse, seria tardia, já que só poderia começar em novembro, comprometendo a eficácia da medida. O governo segue monitorando o cenário para uma possível reintrodução em 2025.

Entenda o horário de verão
Adotado de forma contínua a partir de 1985, o horário de verão visava promover economia de energia ao aproveitar mais a luz natural. A medida foi suspensa em 2019 por perder eficiência devido a mudanças nos hábitos de consumo. No entanto, em 2024, ela voltou a ser considerada como uma forma de otimizar a geração de energia solar e eólica, reduzindo a necessidade de termelétricas.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.