Por Hely Beltrão
As eleições municipais em Feira de Santana chegaram ao fim no domingo (6), com a vitória do ex-prefeito José Ronaldo de Carvalho (UB) com 50,32% (165.970), que assumirá o comando do município pela quinta vez. Os candidatos Zé Neto (PT) e Carlos Medeiros (Novo), somaram 46,73% (154.147) e 2,95% (9.717) dos votos respectivamente.
Esta eleição foi marcada pela batalha das pesquisa, cada uma dando um resultado favorável a um candidato diferente. Mas afinal, qual delas acertou ou chegou mais próximo do resultado do pleito? O Conectado News fez um comparativo com as últimas pesquisas publicadas para responder a essa pergunta.
A pesquisa Atlas/Intel encomendada pelo grupo A Tarde, divulgada no dia 05/10, cravou a vitória de Zé Neto e com o crescimento de Carlos Medeiros, a possibilidade de haver segundo turno no município. Em votos válidos, Zé Neto aparecia com 47,1%, José Ronaldo 45,9% e Medeiros 6,9%. O instituto que foi o único a acertar o resultado da eleição para o governo do Estado, desta vez, errou feio.
No dia 04 de outubro, publicamos a pesquisa realizada pelo instituto Fernandes Consultoria, contratada pela Rádio Piatã FM, na qual, Zé Neto aparecia com 52,42% dos votos válidos, seguido por Zé Ronaldo, com 43,68%, enquanto Carlos Medeiros 3,90%. Além de errar no resultado, a pesquisa afirmava que Zé Neto venceria no primeiro turno, o que evidentemente não aconteceu.
Em 25 de setembro, divulgamos a pesquisa realizada Instituto Economic encomendada pelo site Rotativo News, José Ronaldo aparecia com 53,90% dos votos válidos, seguido por Zé Neto, com 41,76% e Carlos Medeiros com 4,34%, afirmando que Zé Ronaldo venceria no primeiro turno da eleição. Se considerarmos a margem de erro da pesquisa que é de 3,09% o Instituto acertou o resultado do pleito.
Deixamos por último, a última pesquisa também realizada pelo Instituto Economic divulgada dois dias antes da eleição, que acertou em cheio o resultado da votação do ex prefeito sem mesmo levar em consideração a margem de erro. Neste levantamento, José Ronaldo de Carvalho atingiu 50,43%, Zé Neto, aparece com 42,87% e Carlos Medeiros registrou 6,70%. Levando em consideração a margem de erro da pesquisa, que também é de 3,09%, o Instituto chegou bem próximo da votação do segundo e terceiro colocado.
Mín. 20° Máx. 35°
Mín. 20° Máx. 35°
Chuvas esparsasMín. 20° Máx. 34°
Chuvas esparsas