Foto: Luiz Santos
Na manhã desta quinta-feira (26), até o próximo sábado (28) acontece a lacração das urnas oficiais em Feira de Santana. O procedimento começou pela Zona 156 e continuará pelos próximos três dias em outras zonas eleitorais. Essa etapa transforma a urna, inicialmente apenas um equipamento eletrônico, em uma urna oficial de votação. Após a identificação, a urna passa a conter os dados dos eleitores daquela seção, tornando-se individualizada e pronta para o processo eleitoral.
Durante a lacração, é realizada uma auditoria na presença de juízes e promotores. Os partidos políticos, o Ministério Público e a OAB também têm o direito de acompanhar o processo, mas, segundo os responsáveis, embora tenham sido convocados por edital, esses órgãos geralmente optam por não comparecer, já que o procedimento é realizado a cada dois anos e eles já estão familiarizados.
Segundo Danilo Pereira, chefe da Zona Eleitoral 156, após a auditoria, as urnas são lacradas com um lacre físico inviolável. Esse lacre, se rompido, indica violação. Toda a identificação da urna e das caixas é conferida, e o equipamento só é embalado e preparado para envio ao local de votação após todos os testes de funcionamento. As urnas contêm os dados de todos os eleitores da seção e dos candidatos a vereador e prefeito.
Danilo aproveitou para esclarecer uma dúvida comum sobre a falta de exibição da foto do candidato na urna. "Após o eleitor digitar o número do candidato, o botão "Confirma" demora de dois a três segundos para habilitar, permitindo que o eleitor confira a foto e o nome do candidato. “Isso evita problemas, como o eleitor não ver a foto e culpar a urna. O tempo é justamente para que todos verifiquem antes de confirmar”, destacou Danilo. Ele também desmentiu uma fake news que circula sobre a tela de conferência ser fraudada, afirmando que todas as fotos estão na urna e prontas para a votação.
Quanto à ordem de votação, Danilo explicou que o eleitor vota primeiro para vereador, digitando cinco números, e depois para prefeito, com dois números. "Caso o eleitor digite apenas os dois primeiros números para vereador, o voto será computado para a legenda. Se o número digitado não corresponder a um candidato, o voto também será direcionado à legenda. Após o voto para vereador, a tela abrirá para o voto para prefeito, completando o processo de forma simples e rápida", finalizou.
Com informações: Luiz Santos
Por: Mayara Silva
Mín. 21° Máx. 37°
Mín. 20° Máx. 34°
Tempo nubladoMín. 22° Máx. 35°
Parcialmente nublado