Quarta, 15 de Janeiro de 2025
(75) 99168-0053
Justiça Bahia

MP discute principais questões sobre planos de saúde na Bahia

O Ministério Público da Bahia

06/09/2024 19h25
Por: Ana Meire Fonte: Conectado News
Foto Ascom
Foto Ascom


O Ministério Público da Bahia realiza na próxima segunda-feira, dia 9, um seminário para discutir as principais questões sobre os planos de saúde no estado. O evento, promovido pelo Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça do Consumidor (Ceacon), acontece na sede da Instituição no CAB, em Salvador, das 9h às 18h. Serão discutidos temas como cancelamento de contratos e negativas de autorização de procedimentos, além da situação atual dos planos de saúde e a atuação no mercado baiano.
O MPBA instaurou, entre janeiro a agosto de 2024, ao menos 40 procedimentos para apurar notícias de supostas irregularidades cometidas pelas operadoras de planos de saúde. Houve um aumento de quase 74% na quantidade de representações que chegaram ao órgão quando comparado ao mesmo período do ano passado, quando foram recebidas 23 notícias de irregularidades. Os procedimentos abrangem seis operadoras: Amil, Bradesco, Cassi, Hapvida, Sulamerica e Unimed. Entre as irregularidades apontadas estão prática de aumentos abusivos, cláusulas contratuais abusivas, negativas de autorização de procedimentos e tratamentos e descumprimento de decisões judiciais. 
“O Ministério Público da Bahia tem um compromisso inabalável com a defesa do direito do consumidor. O objetivo deste seminário é trazer os diversos atores envolvidos para buscar soluções efetivas que garantam a prestação do serviço com qualidade, sem prejuízos para as operadoras e, muito menos, aos consumidores do estado”, afirmou a coordenadora do Ceacon, promotora de Justiça Thelma Leal. 
Programação
A programação conta com palestras, debates e painéis que reunirão especialistas, promotores de Justiça e autoridades de órgãos ligados à temática, como a Agência Nacional de Saúde (ANS), a Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados, a Associação Brasileira de Planos de Saúde (Abramge), a Superintendência dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Estado da Bahia, o Procon-BA, a Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon) de Salvador, a Associação de Hospitais e Serviços de Saúde do Estado da Bahia (Asheb), além de outras representações relacionadas a planos de autogestão, como Petrobras, Cassi e Planserv.

 

Fonte Ascom

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.