Segunda, 16 de Setembro de 2024
(75) 99168-0053
Feira de Santana Protesto

Mães de PCD's protestam em frente a Prefeitura após retirada de veículo com recursos de acessibilidade

Feira de Santana

28/08/2024 15h22 Atualizada há 3 semanas
Por: Hely Beltrão Fonte: Conectado News
Luiz Santos
Luiz Santos

Por Larissa Sousa e Luiz Santos

Na manhã desta quarta-feira (28), um grupo de mães de PCD's (pessoas com deficiência) se reuniram em frente à Prefeitura de Feira de Santana, em protesto contra a retirada do ônibus com recursos de acessibilidade que fazia o transporte das crianças que realizam tratamentos médicos em Salvador.

Em entrevista ao Conectado News, a senhora Josenilda Maria de Jesus disse que o município comprou ônibus novos, mas que não atendem às necessidades dos PCD's. “A Prefeitura servia ônibus para levar as crianças a Salvador, de 2023 para cá, compraram uma frota de transportes chamado Mobi, porém, que não atendem as necessidades dos cadeirantes, ultimamente estamos perdendo todas as viagens e exames para a capital baiana, porque não tem carro para levar. Querem que viajemos para Salvador sem as perninhas deles. Como sempre falamos, as perninhas desses jovens e crianças são as cadeiras de rodas, que não querem deixar levar”.

De acordo com outras mães presentes no protesto, elas costumam sair de Feira de Santana com destino a Salvador por volta de 5h e ficam até às 18h com as crianças no colo, pois muitas vezes o próprio hospital não tem a quantidade de cadeiras de rodas necessárias. São mais de 40 crianças que precisam desse transporte. O carro mas adaptado para fazer essa viagem, seria o Sedan, que possui a capacidade de levar as cadeiras nas viagens.

A senhora Jeane Santos, disse a nossa reportagem, que em outro momento, foi realizado um outro protesto pelo mesmo motivo. “Já fizemos uma manifestação antes e eles retornaram com o transporte, agora novamente retiraram o carro. Já aconteceu de precisar passar o dia todo com o meu filho de 12 anos no colo, pois não tinham onde eu colocar", afirmou.

Ao Conectado News, a SMS (Secretaria Municipal de Saúde) afirmou que está empenhada em resolver o problema e buscando substituir os veículos atuais por modelos que melhor atendam às necessidades específicas desses paciente

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) esclarece que está empenhada em encontrar novos veículos para atender, de imediato, os pacientes cadeirantes que utilizam o serviço de transporte para Tratamento Fora do Domicílio (TFD). No entanto, é importante ressaltar que os veículos atualmente disponíveis são locados via processo licitatório. Estamos em busca de alternativas para substituir os veículos atuais por modelos que melhor atendam às necessidades específicas desses pacientes.

Atualmente, o programa TFD atende uma média de 17.500 pacientes cadastrados. A SMS conta com uma frota composta por quatro ônibus, quatro ambulâncias e dois carros, dedicada a garantir o transporte seguro e adequado para todos os que necessitam de atendimento especializado em outros municípios.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.