Por Larissa Sousa e Luiz Santos
Em entrevista concedida ao Conectado News, durante evento de assinatura para autorização do início obras de revitalização do Centro Industrial do Subaé (CIS) na terça (27) pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT), o secretário de Agricultura do Estado da Bahia, Osni Cardoso, deu mais detalhes a respeito do projeto de exploração da planta agave pelo Governo do Estado.
“Essa é uma proposta revolucionária, porque é uma planta adaptada para regiões quentes e com período maior de estiagem, podendo brotar e se manter viva por maior tempo ajudar no formato da própria caatinga”.
Ainda segundo o secretário, as negociações continuam existindo com o Senai Cimatec, Shell e o governo do Estado, de onde virá o terreno para a planta experimental.
“Vamos cuidar da fibra, pois estamos falando de uma agave para combustível, a agave para fibra vai existir, só que em propriedades menores e mais isoladas ou alguém que prefira continuar usando a fibra”. Segundo Osni, só se usa 4% da planta, mas que infelizmente o restante é todo perdido. Na Bahia, dois terços estão no semiárido.
Questionado sobre o tempo do projeto e se ao fim do governo atual teremos resultado produtivo, o secretário disse que só após os estudos para definir. “Só o estudo com o Senai Cimatec e a Shell para chegar a esse entendimento, foram 10 anos só de estudos. Começaremos com a compra da área, em seguida a plantação e adquirindo a experiência necessária para ir adequando inclusive a planta ao território baiano”.
Mín. 21° Máx. 38°
Mín. 22° Máx. 35°
ChuvaMín. 22° Máx. 29°
Chuva