Sexta, 13 de Setembro de 2024
(75) 99168-0053
Artigo Artigo

Exclusivo: Escritório de engenharia fecha contrato para estudo de implantação de trem Feira-Salvador

Por Luiz Santos

28/08/2024 07h57 Atualizada há 1 semana
Por: Hely Beltrão Fonte: Conectado News
Reprodução Site Diário do Transporte
Reprodução Site Diário do Transporte

Por Luiz Santos, radialista e jornalista

Há exatamente um ano, no dia 26 de agosto de 2023, escrevi neste veículo de comunicação e fiz um questionamento, ou melhor, uma provocação, ao perguntar “quem será construído primeiro, o trem Feira de Santana-Salvador ou a ponte Salvador-Itaparica? Estamos de volta para tratar do mesmo assunto.

A ponte, que já se arrasta há mais de 15 anos e até o momento é só conversa bonita e muito dinheiro gasto com consultoria, parece um sonho muito distante ainda para nós baianos e baianas, principalmente para quem mora no Recôncavo e Baixo-Sul do estado.

Quanto ao trem Feira-Salvador, o Conectado News (CN) conversou com exclusividade com uma fonte - que não pode ser revelada, para não atrapalhar as transações comerciais -, e essa fonte confidenciou ao CN que “um contrato para estudo de viabilidade foi firmado entre  um grande escritório de engenharia baiano, um fundo de investimentos russo e um banco europeu”.

Relembre: Trem Feira Salvador custará mais de R$ 2 bilhões de reais, diz CCR

Ainda segundo a fonte “documentação robusta, com cerca 200 páginas traça todo o roteiro, como quantidade de passageiros transportada diariamente, cargas, estações de transbordos sendo duas em Feira de Santana, Santo Amaro, Candeias, Simões Filho e Salvador”.

Foi possível apurar também que o custo para a implantação do referido trem está orçado em cerca de 6 bilhões de reais, sem custo algum para os cofres públicos, tudo de acordo com as leis e exclusivamente de responsabilidade da iniciativa privada.

Questionada se podemos realmente acreditar que o trem vai andar nos trilhos mesmo, ou trata-se de mais uma promessa eleitoreira, a fonte foi taxativa em afirmar que essa obra não tem nada a ver com política eleitoral. Que se trata de um contrato entre uma empresa privada, de know-how no seguimento no Brasil, e instituição internacional. “É questão de tempo para apresentar ao governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), tendo a aprovação uma obra como esta acontece em tempo recorde”, finalizou.

Resta-nos, baianos e baianas, tão somente continuar aguardando e torcendo para que algumas promessas saiam do papel e virem realidade. Aguardemos.

1 comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Bruno SMJHá 1 semana Rio de Janeiro6 bi.. Uuau! Que tudo possa fluir
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.