Sexta, 13 de Setembro de 2024
(75) 99168-0053
Feira de Santana Feira de Santana

Ampliação do Sistema de Abastecimento de Água na região de Feira de Santana segue em acelerado

Feira de Santana, segunda maior cidade baiana,

28/08/2024 06h07 Atualizada há 2 semanas
Por: Ana Meire Fonte: Conectado News
Foto Ascom
Foto Ascom


Feira de Santana, segunda maior cidade baiana, e as vizinhas Conceição da Feira, São Gonçalo dos Campos, Santa Bárbara, Tanquinho e Santanópolis estão recebendo investimentos de grande porte da Embasa para ampliar a capacidade de produção e distribuição de água aos seus mais de 800 mil habitantes.
Devido ao crescimento acelerado de Feira de Santana e à necessidade de atender às novas zonas de expansão, foi necessário ampliar e reforçar o sistema de distribuição de água tratada. A 3ª etapa das obras de ampliação do sistema integrado de abastecimento da região já está em andamento, contemplando a ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA) existente com um aumento de 750 L/s, a implantação de uma Estação de Tratamento de Lodo, a construção de um reservatório elevado de 600 m³.
Durante o planejamento das intervenções para a ampliação do Sistema Produtor e Adutor do SIAA de Feira de Santana, foram identificadas oportunidades para melhorias operacionais nas unidades projetadas. Essas melhorias foram incorporadas à 4ª etapa das obras, que também está em andamento, e compreende a ampliação das Estações de Elevatória de Águas Tratadas (EEATs), a instalação de um sistema de lavagem dos filtros, a implantação do booster no Tomba e a construção de um poço de sucção com capacidade de 2.000 m³.
Para estas duas intervenções, a Embasa está investindo mais de R$ 111 milhões em serviços que irão beneficiar a população com o aumento para 2.250 litros de água tratada por segundo distribuídos à população e, além disso, trazer ainda mais eficiência ao processo de tratamento e distribuição da água nos seis municípios contemplados, com a aquisição de novos e modernos equipamentos que serão aplicados nas obras. Os serviços da 3ª Etapa estão previstos para serem concluídos em março de 2025, e da 4ª Etapa em setembro de 2025.

 

Fonte Ascom

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.