Quinta, 12 de Setembro de 2024
(75) 99168-0053
Artigo Artigo

As denúncias de Zé Carneiro e as respostas de Eremita Mota

Por Luiz Santos

22/08/2024 10h14 Atualizada há 2 semanas
Por: Hely Beltrão Fonte: Conectado News
Ascom/Hely Beltrão - Montagem - Hely Beltrão
Ascom/Hely Beltrão - Montagem - Hely Beltrão

Por Luiz Santos, radialista e jornalista

Diz-se que a "quem acusa cabe o ônus da prova", ou seja, precisa apresentar provas do que se está dizendo é verdade, embasado em documentos, não se trata de bravatas, palavras da boca para fora. Durante o período eleitoral é comum que políticos acusem uns aos outros, especialmente com o objetivo de ocupar o mesmo cargo ou outro na esfera politica. Muitas dessas acusações, via de regra, não dão em nada, palavras jogadas ao vento e o eleitor, o mais importante nesse momento, sendo colocado como o bobo da corte.

As denúncias apresentadas na última segunda-feira, 19, pelo vereador José Carneiro Rocha (UB) contra a vereadora e presidente da Câmara Municipal de Feira de Santana, Eremita Mota (PP), são gravíssimas, principalmente no que dizem respeito a Escola Municipal Legislativa que, segundo Carneiro, funciona de forma fantasma e também sobre os tickets alimentação que precisam ser esclarecidas urgentemente, afinal trata-se de dinheiro público.

As provas documentais apresentadas a imprensa pelo edil, as quais o Ministério Público da Bahia (MPBA) e o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), segundo Carneiro, já tem conhecimento, carecem urgentemente de apuração por parte desses mesmos órgãos públicos que devem "autenticar" ou não as denúncias do vereador. 

Quanto à gestora do Legislativo feirense, Eremita Mota, esta precisa vir a público também, se possível e  achar necessário, convocar a imprensa e esclarecer os fatos, não apenas usar a Tribuna daquela casa legislativa para se pronunciar, sem que seja respondida qualquer pergunta, apenas se dizendo "perseguida", que é "machismo, inveja" ou coisa que o valha. Isso não resolve a situação e a população feirense está ávida para saber da vereadora sua versão, enfim, quem está com a verdade.

Confesso, com o devido respeito à presidente da Casa da Cidadania, Eremita Mota, que os esclarecimentos feitos na Tribuna daquela Casa não foram convicentes para quem acompanhou ou teve conhecimento. Espera-se que as denúncias sejam apuradas minuciosamente, e que os vereadores possam fiscalizar não apenas os atos do Executivo mas também, do próprio Legislativo, afinal, estamos falando de dinheiro público. 

Fiscalizar, esta é a palavra que define uma das mais importantes prerrogativas de quem assume a vereança. Neste caso, estando o vereador José Carneiro falando a verdade, está cumprindo um importante papel para Feira de Santana, caso se trate tão somente de falácias, cabe a quem de direito punir o edil de acordo com os rigores da Lei. À presidente da Câmara, Eremita Mota, lhe são dados os mesmo direitos: provar que agiu com retidão, não deve nada e buscar as reparações cabíveis.

5 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
José Carlos SilvaHá 3 semanas Feira de SantanaNão vai dá em nada, todos sabem das traquinagens que José Carneiro praticou quando Presidente e as traquinagens de Yuri e Eremita. Só quem poderia fazer alguma coisa é o eleitor, não elegendo nenhum dos dois, mas o voto comprado e para quem destina a pequena parte dos desvios de recursos são na verdade coniventes e comparsas os apoiadores e eleitores desses dois Vereadores.
Zilma Há 3 semanas Feira de Santanapercebo que provavelmente meu comentário não aparecerá. falei a verdade sem defender nenhum dos envolvidos não vivo de fofocas, não sou gado do curral de nenhum desses dois,nem vou ficar dando murro em ponta de facas.
Zilma Há 3 semanas Feira de SantanaPrecisa provar para justiça condenar. já se foi o tempo! porém ao eleitor só é necessário discernimento e falta de interesse pessoal na hora de optar por alguem nas urnas. Honestidade é essencial tanto do político que ocupa uma cadeira na administração pública, quanto do eleitor. Quando escolhermos sempre ficha limpa e quem tem projetos que beneficie o coletivo. teremos bons gestores, povo assistido e progresso.
De olho na cidade Há 3 semanas Feira de SantanaExcelente matéria! Imparcial, sem tomar partido, porém mostra a verdade, que quem acusou precisa provar e juntou provas para dar entrada no MP, TCM e justiça, que não parece ser falácias e sim verdades, que a sociedade precisa ter conhecimento e quem errou precisa pagar por isso, gestora e quem foi coniventes recebendo tais valores indevidamente. Nós contribuintes merecemos respeito!!!! E a tal presidente fugiu de todas as respostas.
Todos de mãos dadas!!Há 3 semanas Feira de Santana A câmara dos vherheadhores atual, é sem dúvida nenhuma a pior de todos os tempos ( tenho 57 anos), olhem que já tivemos outras horríveis, mas a atual é VERGONHOSA, denúncias de tráfico de drogas, vereador armado, assédio, corrupção escancarada, quanto as denúncias do vereador ( de besta não tem nada), teriam que ser investigadas, mas por quem???, se os três PODERES estão alinhados, infelizmente é disso para pior. REELEIÇÃO ZERO. E vai eleger quem????
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.