Por Maiane Pereira e Luiz Santos
Nesta quinta-feira (15) a Prefeitura de Feira de Santana em parceria com o Instituto de Educação e Desenvolvimento (INED) assinou o Termo de Anuência e o início do processo de doação do terreno do antigo Serviço de Integração de Migrantes (SIM) para a Universidade Federal do Recôncavo (UFRB).
A reitora da UFRB Georgina Gonçalves, falou sobre a importância dessa doação “Estamos gratas com a generosidade de Feira de Santana, hoje confirmamos a discussão com a expansão do ensino superior no Brasil.
Construímos um centro cuja qualidade é inegável é reconhecida oficialmente pelo Ministério da Educação e essa doação deve ser reconhecida como um passo no sentido da modernização da sociedade feirense que deseja uma instituição federal. Temos um compromisso institucional de garantir a agenda para dentro da UFRB e do compromisso de defender a democratização do ensino superior para as mais amplas parcelas da sociedade”, disse.
Gonçalves reitera que a obra é um projeto de democracia para o país “Cada vez que queremos avançar na justiça social a estratégia do ensino superior passa por esse caminho, nós universitários do recôncavo crescemos a partir do desejo um território. A generosidade apresentada não só pelo prefeito Colbert Martins e afirma essa democratização do ensino superior”, concluiu.
Prefeito Colbert Martins
De acordo com o Prefeito esse momento significa um grande salto na educação não só para Feira de Santana, mas para toda a Bahia. “Sou Professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), precisamos ter o acréscimo, em outros estados há uma universidade estadual e outra federal, que tem a característica de aprofundar nas pesquisas e na pós graduação e dar a UFRB o espaço que é dela 50 mil metros quadrados”, afirmou Colbert.
O professor Josué Mello falou sobre a criação a época do Centro Profissional de Capacitação do Migrante Brasileiro.
“Fomos buscar investimentos fora do Brasil, em 25 anos capacitamos 23.200 migrantes e preparamos eles para construir o Polo Petroquímico de Camaçari e outros foram para Brasília.
Agora concedi a área para construção da universidade, durante esses 10 anos foi desenvolvido um ótimo trabalho e com a expectativa da criação de uma unidade autônoma em Feira de Santana. Todo o patrimônio do bairro do SIM foi doado para ser o campus da universidade federal, por isso hoje é um dia histórico para nós”, contou Josué.
Já para o empresário Rolemberg Guimarães presente no evento diz que “As pessoas precisam entender que uma universidade federal para a cidade de Feira é importância”, comentou.
Mín. 21° Máx. 38°
Mín. 22° Máx. 35°
ChuvaMín. 22° Máx. 29°
Chuva