Por Maiane Pereira
O Governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), está mais uma vez visitando o município de Feira de Santana para cumprimento de agenda. Desta vez ele visitou os distritos de Maria Quitéria para o ato de início das atividades do Odontomóvel para os alunos da rede estadual e autorizar o processo licitatório para ampliação e modernização do Colégio Estadual do Campo, além de autorizar construção do Colégio Estadual de Tempo Integral na Matinha e entregar obras de ampliação e modernização do Colégio Estadual de Tempo Integral Carolina Maria de Jesus no bairro do Tomba, além das obras do Centro de Convenções e Teatro de Feira de Santana.
O Governador Jerônimo falou da vontade que tem em realizar obras junto com o município “O que quero é entrar em parceria com as prefeituras, em muitos momentos bancamos creches e não é obrigação nossa, assinamos diversos convênios, se a prefeitura quiser fazer uma creche em Bonfim de Feira eu não tenho dificuldade em contribuir. Se o aluno tem uma educação de qualidade na rede municipal, ele vai chegar na rede estadual preparado”, afirmou.
Sobre as ações e investimentos para a Comunidade Quilombola de Feira de Santana
“Só no Colégio Estadual do Campo estão investidos quase R$ 20 milhões reais, em Matinha o mesmo valor e tem o odontomóvel direcionado aos estudantes da rede estadual, chegando ao total de quase 50 milhões. Tem também obra de pavimentação para melhorar a chegada no distrito”, afirma.
Anistia para os comerciantes
“Estamos tendo uma preocupação com os comerciantes que tem poucos recursos e que possam ter um incentivo do governo, foi aprovado ontem na Assembléia Legislativa da Bahia (ALBA), assinado e publicado no Diário Oficial para tornar Lei a matéria que estimula o ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços) aos comerciantes. Quero que o dinheiro circule e que a geração de emprego esteja a todo vapor”, finalizou.
A Secretária de Educação do Estado, Rowena Brito falou sobre a importância dos investimentos para a comunidade do campo
“Estamos aqui hoje no Distrito de Maria Quitéria, numa escola do campo para entender a contextualidade dos estudantes, onde a identidade e o pertencimento deles, pois dialoga com a permanência dos estudantes e hoje viemos para uma entrega muito significativa. Estamos com o serviço do odontomóvel para atender todos os estudantes do distrito. A autorização da ampliação dessa unidade escolar no padrão que a gente conhece, com salas climatizadas, teatro, restaurante estudantil, quadra coberta. Para garantir uma educação com mais qualidade pois a rua apresenta várias atrativos”, afirmou Rowena.
Políticas que possibilite a formação de jovens é a prioridade do estado
“Garantir uma escola que amplie o tempo dos alunos com diversas aprendizagem além de saber ler e escrever, mas também para saber ler o mundo, construir uma opinião e quando ele sair da escola, seja para acessar o mundo do trabalho e a universidade” contou.
Período de permanência do odontomóvel
“com atendimento exclusivo para os 1200 estudantes da unidade e também 500 alunos do CETEP (Centro Territorial de Educação Profissional do Portal do Sertão), leva em torno de 5 a 6 dias em Maria Quitéria. Os serviços oferecidos são de restauração, canal, limpeza mas também a parte educativa com palestras e todas de conversa em sala de aula” disse a secretária.
Fotos: Maiane Pereira
Mín. 21° Máx. 38°
Mín. 22° Máx. 35°
ChuvaMín. 22° Máx. 29°
Chuva