Em alusão ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha e Dia Nacional de Tereza de Benguela, foi realizado no último sábado (27), a oitava edição do Encontro Moviafro de Mulheres Negras onde personalidades negras femininas do município foram homenageadas com a Medalha Tereza de Benguela e o Certificado de Mulher Negra em Movimento como reconhecimento pelo seu desempenho e sua trajetória.
Foi formada a Mesa Tereza de Benguela que trouxe como tema central Mulheres Negras e Indígenas: História de Lutas, Resistência e Sobrevivência onde convidadas como a Indígena Pataxó Nádia da Silva Soares(Ytxetxaha) e a Candomblecista Adla Alice, puderam falar não só sobre as suas dores, mas também sobre seus sonhos e suas realizações. A platéia se emocionava com os relatos e se identificava com histórias de sobrevivência, de luta e de resistência.
A Medalha Tereza de Benguela foi idealizada pela Associação Cultural Moviafro de Feira de Santana, através do seu Núcleo de Mulheres Negras, o NUMNEGRAS com o objetivo de reconhecer e destacar pessoas que devido a sua raça e o seu gênero são invisibilizadas.
Foram condecoradas 16 personalidades, entre elas: Profª Hely Pedreira, Marinalda Soares, Suellen Cardoso, Iara Martins, Faraildes Ribeiro, Mãe Graça de Nanã e Profª Luciana Nascimento além da grande homenageada desta edição, a estilista Flávia Sacramento. E, 20 outras foram agraciadas com o Certificado de Mulher Negra em Movimento, a exemplo de: Lorena Lopes, atual Miss Afro de Feira de Santana, a jornalista Emanuele Pilger, Vandriane Ribeiro, Jora Fernandes e Geisa Borges, além de Luize Arapiraca e Marília Lopes.
Durante a cerimônia ocorreram intervenções com as poetisas Pérola Anjos e Luma Eduarda.
Mín. 21° Máx. 34°
Mín. 22° Máx. 32°
Tempo nubladoMín. 21° Máx. 32°
Chuvas esparsas