Quarta, 30 de Outubro de 2024
(75) 99168-0053
Política Eleições 2024

Ex deputado Targino Machado decide apoiar José Ronaldo

Eleições 2024

29/07/2024 10h02 Atualizada há 2 meses
Por: Hely Beltrão Fonte: Conectado News
Maiane Pereira
Maiane Pereira

Por Hely Beltrão e Luiz Santos

O Conectado News antecipou no dia 19/07, que o ex deputado Targino Machado tinha 95% de chances de declarar apoio à candidatura do ex prefeito José Ronaldo (UB), o que foi prontamente desmentido por ele à época.

Mas agora é oficial: em coletiva realizada em um estabelecimento localizado no bairro Capuchinhos na manhã desta segunda (29), Targino confirmou apoio ao ex prefeito. Targino iniciou a coletiva, relatando a respeito do processo do qual foi réu e que segundo ele, foi arquivado por falta de provas. Em seguida, declinou quais as foram as razões que o levaram a tomar esta decisão.

Ex deputado Targino Machado - Foto: Maiane Pereira

"Em um café recente, disse que a minha vontade era permanecer na arquibancada, assistindo o movimento das pedras nos tabuleiros de damas e xadrez, mas vi que eu não posso me omitir, o caminho para lutar contra isso não é outro senão a fé em Deus e a crença na boa política, por isso, resolvi que não ficar na arquibancada, que estarei na campanha de José Ronaldo de Carvalho. A escolha é por uma razão somente: comprar na mão de quem quer vender, e vender na mão de quem quer comprar, recebi em minha casa os três, Pablo Roberto (PSDB), em uma sexta, Zé Neto (PT), no sábado e José Ronaldo na terça. Zé Neto disse que estava ali a contragosto, estou muito bem em Brasília, que Zé Ronaldo não tinha vida e ele queria viver, ou seja, ele não está preparado para ser prefeito, penso que ele não quer ser, ele é candidato, sofrerá a sexta derrota e vai ficar feliz".

Conversa com o ex governador e ministro Chefe da Casa Civil, Rui Costa antes da decisão

"Sim, conversei com ele, e a melhor definição sobre Zé Neto ouvi do ex -governador: “Zé Neto é aquele camarada que não sabe dividir uma mesa com ninguém, ou um escritório de 12 metros quadrados, pois tudo é para ele”. Tive uma conversa longa com Rui Costa, que sabe da minha posição e respeita, fui pressionado, o governador Jerônimo Rodrigues quis tomar café comigo no sábado (27), não dei conversa, Rui, aceitando as minhas posições, sequer me pediu. Sou grato a ele pelo respeito às minhas posições".

Ao ser indagado sobre seu posicionamento contra ACM Neto (UB), Targino afirmou que ele não merece nem o seu ódio.

"ACM Neto é tão fraco moralmente, quanto Maurício Barbosa, fui líder, o defendi na Assembleia Legislativa e ele me entregou de bandeja a Maurício Barbosa, não fez nada para proteger o aliado, por que ele tinha gravações de ACM Neto, inclusive a respeito da obra da Barra realizada pela OAS, ele negociou com Maurício não fazer nada e passar o trator sobre mim. Estes que citei, não merecem o meu ódio ou rancor, pois isso é algo que só faz mal a quem sente".

Insistência de José Ronaldo

"Tanto foi a insistência de José Ronaldo, que deve ter me ligado umas cem vezes e eu não atendi, mandou várias pessoas me procurar. Eu queria me manter fora da política, disse a José Ronaldo, em uma das vezes que conversamos, qualquer ambiente, por maior que seja, é pequeno para respirar o mesmo ar que ACM Neto, por isso, na terça (30) na convenção, eu não estarei, pois não me faz bem olhar para ele, imagino o que se passa na cabeça e no coração de Zé Ronaldo, pois se ACM Neto foi meu carrasco, também o foi do ex prefeito".

Ex prefeito José Ronaldo

Ex prefeito José Ronaldo de Carvalho - Foto: Maiane Pereira

Ex prefeito José Ronaldo exaltou a inteligência de Targino para justificar as várias tentativas de contato e obtenção de apoio.

"Todos sabem que Targino tem uma grande quantidade de amigos na Bahia, um homem extremamente inteligente,  que pode contribuir de diversas maneiras na campanha, conversamos em algumas oportunidades e continuaremos trabalhando, vamos através de sua inteligência, realizar uma campanha vitoriosa".

Ao ser indagado sobre a desavença entre Targino e ACM Neto, Ronaldo afirmou que respeita as decisões do ex deputado.

"Essa decisão eu respeito, a convenção ele tem todo o direito de não ir,  embora ficaria muito feliz com sua presença". 

Justificativa para as mais de 100 ligações realizadas para Targino

"Não sei se foi 100 ou 200, mas liguei e conversamos várias vezes, não só diretamente, mas através de amigos em comum, o fiz por que sempre desejei ter o seu apoio, quem não quer conviver com inteligência, força de vontade e o trabalho que ele tem? 

Participação de Targino em possível futuro governo

"Ele não me pediu nada, Targino deseja contribuir com a sociedade feirense e com certeza sempre será uma pessoa com quem iremos conversar".

Ao ser perguntado sobre o quadro de secretários que comporia o seu governo, visto que muitos deles estão na Prefeitura há muitos anos, Ronaldo disse que este era um assunto que só será tratado após as eleições em uma possível vitória. Sobre a saída do PDT do seu campo de aliados por um descumprimento de acordo firmado que garantia ao partido o direito de indicar o vice após Pablo Roberto assumir a vaga, o ex prefeito disse que prefere não se manifestar sobre o assunto no momento e que a participação ou não na convenção de sua candidatura é uma decisão que deve ser tomada pelo partido.

"A minha relação com o presidente do PDT, Félix Mendonça Jr. sempre foi de muito respeito, o que posso dizer é o seguinte: há momentos na política em que devemos falar, em outros silenciar, este é um assunto que no momento, não devo falar. Ir ou não a convenção é uma decisão do partido, quando a divulgação foi feita, não existia essa opção do PDT não estar junto, com relação a isso,  não estou preocupado com o amanhã,  teremos tempo para ver as coisas".

Sobre conversas com o Partido Novo, do pré-candidato Carlos Medeiros, Ronaldo deu a entender que apesar das conversas, Medeiros decidiu não declinar apoio e manteve sua candidatura.

"Na política jamais devemos dizer que as conversas estão encerradas, dialogamos, isso é publico, nunca escondi, estive com ele em algumas oportunidades, fui bem recebido, tivemos uma conversa bem respeitosa, mas ele decidiu ser candidato e é um direito que ele tem".

Pablo Roberto

O deputado estadual e pré vice de José Ronaldo, Pablo Roberto, disse a reportagem que este é um momento muito importante.

"Uma decisão importante, confesso que já estava na expectativa de ter Targino nos ajudando, estive com ele em duas oportunidades, uma ainda como pré candidato a prefeito e outra já como pré candidato a vice. Embora naquele momento ele ainda não tinha deixado transparecer. É um momento de felicidade".

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.