Por Luiz Santos, Radialista e Jornalista
O nome de alguém para compor uma chapa na condição de vice nunca foi tão disputado como está sendo nesta eleições municipais 2024, em Feira de Santana. Anteriormente a figura do(a) vice era simplesmente para cumprir a lei e completar a chapa, praticamente nem aparecia, alguns nomes não agregavam nada. Agora os(as) vices estão valorizados(as), sendo escolhidos(as) na ponta do dedo.
Em Feira de Santana, muitos nomes de vices surgiram nas duas principais candidaturas. Zé Ronaldo (UB) deixou muitos "amigos" contrariados após a escolha do deputado estadual Pablo Roberto (PSDB) como vice, o que mexeu no xadrez político que parecia arrumado e forçou mudanças drásticas na chapa de Zé Neto (PT). Roberto Tourinho (PSB) que estava praticamente definido como vice de Neto vê esse sonho se distanciar.
Conversas de bastidores dão conta que a cúpula petista em Feira e na Bahia busca incansavelmente por uma mulher que preencha alguns requisitos que possa atrair e agregar votos de algumas pessoas. Entre os critérios, defendem que a mulher teria que ser negra e evangélica.
Eis que surgiu o nome de uma mulher que tem um desses requisitos: a viúva do ex-vereador de Salvador Irmão Lázaro, que morreu vítima da Covid-19 em 2020. Vânia Silva, que disputou uma vaga para Assembléia Legislativa da Bahia pelo Partido Progressista em 2022 e obteve exatos 9.987 votos pode compor a chapa com Zé Neto.
Embora seja mulher e evangélica, Vânia Silva não tem militância nos movimentos negros. Ainda segundo informações, Vânia não se declarou negra nas eleições que disputou. Resta, então, aguardar pra ver se Vânia de Irmão Lázaro, como é conhecida, será mesmo indicada como vice de Zé Neto, e se conseguirá atrair os votos dos chamados evangélicos, além do voto da mulherada.
Mín. 21° Máx. 37°
Mín. 20° Máx. 34°
Tempo nubladoMín. 22° Máx. 35°
Parcialmente nublado