Sexta, 18 de Outubro de 2024
(75) 99168-0053
Política Eleições 2024

Iniciativa do TRE-BA orienta pré-candidatos a respeito da lei eleitoral

Feira de Santana

24/07/2024 14h18 Atualizada há 3 meses
Por: Hely Beltrão Fonte: Conectado News
Marcelo Fernandes
Marcelo Fernandes

Por Marcelo Fernandes e Hely Beltrão

Aconteceu na manhã desta quarta (24) na Câmara de Vereadores de Feira de Santana, uma sessão especial, sobre os aspectos jurídicos das eleições municipais que acontecerão em outubro. A iniciativa foi realizada em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), prevista no requerimento 64/2024, aprovado em plenário.

Relembre: Saiba o que pode ou não no período pré eleitoral

Ao Programa Levante a Voz da Rádio Sociedade News FM, Jaime Barreiros Neto, que é Doutor em Ciências Sociais, Mestre em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), professor da Faculdade de Direito nos níveis de graduação, Mestrado e Doutorado, professor da Faculdade Baiana de Direito e analista judiciário do TRE da Bahia e membro titular da cadeira número 6 da Academia de Letras Jurídicas da Bahia, deu maiores detalhes acerca do objetivo da palestra.

Mais:Saiba o que é permitido aos candidatos com relação as propagandas durante o período eleitoral

"Um evento muito proveitoso para que os vereadores possam tirar dúvidas, falamos sobre propaganda eleitoral, sobre as condutas vedadas, o que caracteriza o abuso de poder nas eleições, tendo por objetivo evitar que essas condutas sejam cometidas, é bom para todos, para a Justiça Eleitoral, pois temos menos processos, bom para os candidatos e a sociedade, esse é o grande objetivo deste evento promovido pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia". 

Leia mais: Qual a pena para propaganda eleitoral antecipada? Especialista explica

Segundo Jaime, muitas foram as dúvidas dos vereadores e assessores.

"Muitas, pois a legislação eleitoral é complicada, dá margem a várias interpretações, buscamos aqui de forma objetiva, trazer os principais aspectos para que os candidatos estejam melhor preparados".

Punições

"Para os casos de abuso de poder, ele pode perder o mandato caso vença, o registro da candidatura e ficar 8 anos inelegível, a punição financeira é de acordo com o tipo de abuso que ele praticar".

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.