A partir de hoje, a Neoenergia implementará uma bandeira tarifária, visando refletir as condições de geração de energia elétrica no país. Amanda Diaz, engenheira elétrica e representante da companhia, explicou que a bandeira amarela foi acionada devido à previsão de chuvas abaixo da média e ao aumento do consumo. Isso implica um custo adicional de R$1,88 para cada 100 kWh consumidos, incentivando a adoção de medidas para reduzir o consumo de energia.
Entre as dicas para redução de energia, Amanda destaca estratégias simples que os consumidores podem adotar no dia a dia para minimizar o impacto da bandeira amarela em suas contas. No período de inverno, ela recomenda evitar o uso excessivo de ar-condicionado, optando por ventiladores e ventilação natural sempre que possível.
Outro é o uso racional do chuveiro elétrico, um dos grandes consumidores de energia nas residências. A engenheira sugeriu controlar o tempo de banho e evitar temperaturas muito elevadas da água, além de desligar o chuveiro enquanto ensaboa o corpo. Economizando assim energia e água.
Diaz destaca também que secadores de cabelo e chapinhas são vilões no consumo energético diário. Amanda aconselhou a utilizar esses aparelhos com moderação, evitando deixá-los ligados desnecessariamente. A redução no tempo de uso desses dispositivos pode significar uma economia significativa na conta de energia elétrica, sem comprometer o conforto dos consumidores.
Por fim, a representante da Coelba ressaltou a importância da conscientização sobre o uso eficiente da energia elétrica. Ao adotar práticas simples, como as mencionadas, os consumidores não apenas contribuem para a redução de custos em suas faturas, mas também colaboram para o uso sustentável dos recursos energéticos disponíveis.
Reportagem Emanuelle Pilgeer
Mín. 21° Máx. 34°
Mín. 20° Máx. 35°
Parcialmente nubladoMín. 21° Máx. 32°
Chuvas esparsas