Sábado, 07 de Setembro de 2024
(75) 99168-0053
Brasil MEI

Governo federal lançará programa de concessão de crédito para o empreendedor informal

Ministro Márcio França

03/07/2024 15h31 Atualizada há 2 meses
Por: Hely Beltrão Fonte: Conectado News
Gov.br
Gov.br

Reportagem: Luiz Santos e Hely Beltrão

O ministro Márcio França, da pasta do Empreendedorismo, Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP), foi o entrevistado do “Bom dia, Ministro” desta quarta-feira, 3 de julho. Durante uma hora de conversa com radialistas de todo o país, ele destacou estratégias e iniciativas do Governo Federal para apoiar pequenos e microempreendedores e impulsionar empresas, indústria e comércio.

Entre as ações exaltadas está o Desenrola Pequenos Negócios, que já registrou mais de 60 mil contratos renegociados e um valor de R$ 2,1 bilhões em renegociações. “Esse programa veio para reforçar o entendimento do presidente Lula, de que esse mandato será dedicado aos empreendedores. A parte da sequência disso vai ser a criação de crédito. Primeiro o Desenrola, depois o crédito”, afirmou o ministro. 

Ao Conectado News, o ministro destacou as iniciativas de capacitação do pequeno empresário e a concessão de crédito para pessoas que fazem movimentação financeira através do pix diariamente, mas que os bancos não emprestam por falta de documentação.

"A Bahia possui 1 milhão, 215 mil pequenos empreendedores, quando tem praia, o local é favorável ao turismo, por via de regra muita gente trabalha com isso, ambulantes e pessoas que tiram sua renda do comércio, pagam o MEI para ter alguma garantia e ter algum tipo de legalidade para poder estar na rua, no que se refere a capacitação, já existem cursos gratuitos oferecidos pelo governo, em especial o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio ao Empreendedor), entendo que não conseguimos fazer com que isso chegue na comunicação correta das pessoas, qual curso tenho que fazer? Por isso, queremos fazer, com essa história da carteira física de todos os MEI’s, um “hating” para avaliar cada um desses empreendedores, pois os bancos alegam que não emprestam para esse público por que eles não tem hating, ai digo: farei o hating para eles, porque faremos essa avaliação, os contabilistas vão nos ajudar, o número de pix que eles fazem ultrapassa o salário de muita gente, com  o hating você terá mais crédito. O que é o hating? Sabe aquelas estrelinhas que vemos na lanchonete ou e aplicativos de transporte, você verá se a pessoa tem experiência, se já foi bem avaliada, ou seja, cada vez que você fizer um curso de especialização, vai subir estrelinha, fazendo com que diminua o valor do seu financiamento".

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.