Domingo, 08 de Setembro de 2024
(75) 99168-0053
Brasil Rio Grande do Sul

"A expectativa dos especialistas é que a água só vai baixar daqui há 10 dias", diz jornalista gaúcho em entrevista ao Levante a Voz

Tiago Bittencourt

07/05/2024 14h36 Atualizada há 4 meses
Por: Hely Beltrão Fonte: Conectado News
Foto: Isa Severo/RBS TV
Foto: Isa Severo/RBS TV

O Brasil inteiro tem acompanhado através das redes sociais e da televisão, as comoventes imagens da maior catástrofe natural já ocorrida no Rio Grande do Sul. Em entrevista ao Programa Levante a Voz da Rádio Sociedade News FM, concedida na manhã desta terça (7), o jornalista Tiago Bittencourt, da Rádio Gaúcha de Porto Alegre de maiores detalhes acerca da tragédia que assola o estado. Segundo ele, o número de mortos e desaparecidos aumentou e que a água so vai baixar após 10 dias, segundo especialistas.

"Uma situação muito complicada no Rio Grande do Sul, ainda temos muitos pontos de alagamento, muita gente fora de casa, o último levantamento divulgado pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul, apontou 90 mortes em decorrência das chuvas e 132 pessoas desaparecidas, quatro mortes ainda estão sob investigação para saber se há relação com os eventos climáticos. Desde o dia 27 de abril, uma forte chuva atingiu aqui o Rio Grande do Sul, elevou o nível dos rios e alagou grande parte do território gaúcho, principalmente no Vale do Taquari e Vale do Rio Pardo, que ficam cerca de 200 km da capital Porto Alegre e toda região metropolitana. Em Porto Alegre ainda tem muita gente fora de casa, na zona norte, na área central e municípios da região metropolitana, 85% dos bairros de Porto Alegre ficaram sem água, a notícia de agora pela manhã é que uma estação de tratamento que estava desligada foi religada e deve suprir parte da cidade, mas tem muita busca, principalmente por água, nos mercados do município. A zona sul do Rio Grande do Sul é o ponto de alerta agora pela manhã, isso porque chove forte nos municípios de Pelotas e Rio Grande, tem quase 500 mil clientes sem luz aqui no estado devido a essas chuvas que atingem o Rio Grande do Sul".

Cenário de Guerra

Foto: Reuters/Amanda Perobelli

"É um cenário jamais visto no Estado, inclusive o governador classificou como a pior tragédia natural da história do Rio Grande do Sul, para se ter uma ideia, o último alagamento registrado foi em 1941, quando o Guaíba, o lago que beira Porto Alegre chegou a 4 metros e 76 centímetros, na última medição realizada nesta terça (7), ele estava a 5 metros e 25 centímetros, lembrando que a cota de inundação é 3 metros, a expectativa dos especialistas é que a água só vai baixar daqui há 10 dias, ou seja, ainda teremos alguns dias de muitos problemas aqui em Porto Alegre, uma das orientações é que o pessoal deixe a capital, vá ao litoral, onde a situação é mais tranquila e por isso, tem alguns pontos de rodovia com bastante congestionamento, é um cenário de guerra, muita gente indo embora, fechando as suas casas e indo em direção ao litoral norte, muitos helicópteros passando, fazendo o resgate em pontos de alagamento, helicópteros cedidos pela Marinha, Exército e Aeronáutica, porque ainda tem muita gente que não conseguiu sair de áreas que foram alagadas, tomadas pelas águas desde a semana passada aqui no Rio Grande do Sul".

Foto: Reprodução

Previsão de Chuvas

"Em Porto Alegre no momento o tempo é de sol, está seco, é uma boa notícia, mas o Guaíba ainda não baixou, tem chuva na zona sul do Estado e a previsão é de chuva forte, em Porto Alegre, tempo seco para o dia de hoje, mas amanhã a chuva retorna, é uma instabilidade que deve ficar por mais alguns dias, não se sabe ainda a intensidade".

6 de maio - Gramado da Arena do Grêmio ficou inundado, assim como os arredores do estádio em Porto Alegre — Foto: Amanda Perobelli/Reuters 

"O aeroporto Salgado Filho está fechado, a previsão de reabertura é no dia 30 de maio, mais um transtorno para a população do Rio Grande do Sul, mas sabemos que serão muitos dias ainda de trabalho".

6 de maio - Avião de carga é visto em área alagada do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre — Foto: Diego Vara/Reuters 
6 de maio - Lobby do Aeroporto Salgado Filho ficou alagado em Porto Alegre — Foto: Fraport

Reportagem: Luiz Santos e Hely Beltrão

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.