Aconteceu na manhã desta sexta (3), no bairro Campo do Gado Novo em Feira de Santana, a inauguração da Escola Municipal Almira Pereira Lago. A unidade de ensino está três vezes maior e agora, com mais que o dobro de salas de aula, passando a atender até 590 estudantes do primeiro ao quinto ano do Ensino Fundamental.
Ao Conectado News, o prefeito Colbert Martins (MDB) ressaltou a importância da entrega realizada para a educação do município.
"Escola para 300 crianças nos anos iniciais, é um esforço grande para ampliar de 4 para 9 salas de aula, desse total de crianças, 28 são especiais, portanto, esse é um dia muito importante para nós. Recursos, tecnologia, pagamento de professores, merenda escolar, é o que estamos fazendo, não abrimos hoje os aparelhos de ar condicionado porque a Coelba (Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia) fez uma mudança em um poste e não concluiu, mas assim que fizer, teremos a condição de fazer o melhor e dando mais conforto também, porém, o mais importante é que tem computador, laboratório de matemática e ciências para ter um nível melhor de aprendizado".
Acerca dos protestos realziados no que se refere a falta de fardamentos, Colbert informou que a Prefeitura recebeu 30 mil e solicitou à secretária de Educação Anaci Paim que fizesse a distribuição imediata.
"Conversei com a secretária Anaci, recebemos 30 mil fardamentos, mandei que fosse distribuído imediatamente, a empresa entregou, parece que há uma contestação judicial a respeito do assunto, é importante dizer que não é questão de desejo da Prefeitura, às vezes acionam a Justiça contra essa distribuição, isso desde janeiro.
Sobre o quantitativo de professores, o prefeito afirmou que há professores suficientes, não só na unidade escolar, mas em toda a rede municipal de ensino.
"Aqui tem professores em quantidade suficiente, uma criança pediu professor de arte, vamos providenciar, contratamos todos os professores do concurso que fizemos e estamos fazendo REDA (Regime Especial de Direito Administrativo) para outros professores, nossa rede tem professor suficiente de 20 e de 40hs", concluiu.
Secretária de Educação Anaci Paim
A secretária Municipal de Educação Anaci Paim, deu maiores detalhes a respeito da unidade escolar.
"Apresentamos mais uma unidade totalmente reconstruída para atender a Educação municipal, fizemos um reordenamento, deixando escolas específicas de educação infantil, esta é uma específica de anos iniciais do Ensino Fundamental, estrutura adaptada para essa realidade, as crianças da faixa etária regular para esses anos escolares, passam a dispor de 19 salas para atividades de ensino, laboratório de ciências, matemática, circuito psicomotor para permitir o atendimento à criança com deficiência, acompanhamento para coordenação motora e lateralidade, sala de estudo orientado, que permite ao aluno ter um melhor desenvolvimento das suas potencialidades motoras, a unidade também tem estrutura administrativa pronta adequada para professor, diretor e secretaria, área de atividade lúdica, cozinha ampla com refeitório amplo, tudo que é preciso ter na escola de Ensino Fundamental anos iniciais essa unidade dispõe".
Fotos: Milena Brandão
Investimentos
"Reconstrução realizada com recursos próprios da Prefeitura, temos três escolas para retomar a construção, que são do FNDE (Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação) mas não estão nesse panorama que está sendo apresentado. Toda semana teremos inauguração, na terça (7), duas de educação infantil na Gabriela, duas escolas construídas do chão, totalmente estruturadas com base no conceito para educação infantil, com recursos do município, a cívico militar em Jaíba, a Demóstenes e Deocleciano, a Florêncio Alves e Rui Nunes, são escolas que estão na lista para serem inauguradas ainda durante o mês de maio".
Fotos: Luiz Santos
Ao ser indagada a respeito do pagamento dos precatórios dos professores da rede municipal, Anaci afirmou que o recurso não foi repassado aos educadores, por que não existe, não está na conta da Prefeitura.
"Por que não existe, essa informação não é verdadeira, não corresponde à realidade, existe perspectiva de receber, mas na conta do município não existe, esse valor poderá ser em torno de R$ 300 milhões, mas ainda não chegou".
Reportagem: Luiz Santos e Hely Beltrão
Mín. 21° Máx. 38°
Mín. 22° Máx. 35°
ChuvaMín. 22° Máx. 29°
Chuva