Segunda, 16 de Setembro de 2024
(75) 99168-0053
Conectado na Micareta Micareta de Feira

Secretário de Justiça e Direitos Humanos, Felipe Freitas, destaca ações para a Micareta de Feira

Secretário do Governo do Estado falou em entrevista à Rádio Sociedade

20/04/2024 21h52 Atualizada há 5 meses
Por: Hely Beltrão
Foto: Conectado News
Foto: Conectado News

Em entrevista para a Rádio Sociedade News, o Secretário de Justiça e Direitos Humanos, Felipe Freitas, destacou aos ouvintes as diversas ações desenvolvidas pela pasta para garantir a proteção dos direitos humanos aos feirenses e visitantes durante a Micareta de Feira 2024.

O Secretário ressaltou a ação integrada de mais de 100 profissionais de mais de 30 instituições públicas no plantão integrado, que visa acompanhar e prevenir violações de direitos humanos, e conscientizar a população para as questões.

O secretário enfatizou ações específicas, como a fiscalização do PROCON, a prevenção do abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, e o enfrentamento ao trabalho infantil. Ele destacou a preocupação com a segurança das mulheres, mencionando a necessidade de melhorias na iluminação das ruas transversais da festa.

“Para os próximos anos a gente vai ter que reforçar mais a iluminação nas vias transversais. Eu circulei pelas ruas laterais da festa e ainda tem muita rua que as pessoas circulam para pegar o carro, para pegar o ônibus, que está muito escura. Isso é muito perigoso para a segurança das mulheres. A polícia reforçou as entradas e saídas dessas ruas, o policiamento, mas é um outro aprendizado”, relatou o Secretário Felipe Freitas.

Sobre a violência policial, Freitas mencionou que, apesar de um registro circulado em redes sociais, houve uma redução no número de casos em relação aos anos anteriores. Ele ressaltou a importância da formação de mais de 3 mil profissionais em direitos humanos, visando garantir que os policiais atuem dentro da legalidade e com respeito aos direitos dos cidadãos.

Quando questionado sobre um caso da Micareta de 2023, onde foliões foram covardemente espancados por policiais, o Secretário afirmou que o caso foi apurado.

“Bem, houve naquele processo policiais que responderam o procedimento, alguns deles viram procedimentos judiciais, outros são processos administrativos os judiciais correm em segredo de justiça. O que foi administrativo foi concluído, houve pessoas que foram responsabilizadas internamente na corporação”, revelou Felipe Freitas.

Freitas concluiu a entrevista reforçando a expectativa de que a Micareta de Feira transcorra com segurança e paz, e que os números ao final da festa reflitam a eficácia das ações preventivas e de conscientização realizadas pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos.

Para ficar por dentro de tudo que acontece na Micareta de Feira 2024, acompanhe o Conectado News no portal e no Instagram @conectadonews_.

 

Reportagem: Luiz Santos

Redação: Lorena Souza

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.