Segunda, 21 de Abril de 2025
(75) 99168-0053
Saúde Dia D

"Essa é uma luta de todos", diz coordenadora da Vigilância Epidemiológica, sobre o dia D de combate a Dengue

Carlita Correia

02/03/2024 11h20 Atualizada há 1 ano
Por: Hely Beltrão Fonte: Conectado News
Luiz Santos
Luiz Santos

A Prefeitura de Feira de Santana através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promove neste sábado (2), o Dia D de Combate à Dengue. Durante todo o dia, serão intensificadas as medidas para eliminação dos focos de criadouros do mosquito Aedes Aegypti. Além de ações de educação para prevenção, está sendo disponibilizada a vacina contra a dengue para crianças, entre 10 e 14 anos, público alvo definido pelo Ministério da Saúde.

Foto: Luiz Santos

Na zona urbana, a vacinação será realizada no auditório da própria SMS, das 8h às 12h, nas Unidades de Saúde da Família (USFs) Rua Nova I, Rua Nova II, III e Barroquinha, das 8h às 12h, e no Boulevard Shopping, das 9h às 18h. Já para assegurar a imunização daqueles que vivem em locais de difícil acesso, a Caravana da Vacinação percorrerá os distritos de Ipuaçu, Bonfim de Feira, Humildes e Jaíba, com atendimento das 8h às 12h30, nas respectivas unidades de saúde.

Em entrevista ao Conectado News no posto de vacinação montado na prória Secretaria de Saúde, Crispim e Cléo, pais de Amine, de 10 anos, ressaltaram a importância da adesão à campanha.

Foto: Luiz Santos

Crispim - "Tirei o sábado para vacinar e prevenir contra a dengue, que está trazendo muitos problemas". 

Cléo - "Se prevenir também, aproveitando que ela está no quadro de atendidos, de 10 a 14 anos, isso é importante, lembrando que a primeira prevenção é em casa, deixar o ambiente limpo, porque se cada um fizer a sua parte, essa epidemia acaba".

 Amine – "Traga o seu filho para vacinar".

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Feira de Santana, Carlita Correia, ressaltou a importância do trabalho realizado pela SMS e dos agentes de endemias.

"O dia D é uma expressão daquilo que fazemos durante a semana, aquele momento de parar e mostrar ao público nosso trabalho, que todas as secretarias estão envolvidas, junto com as equipes de endemias, alunos, mostrar à população o trabalho que é feito nos bastidores, todo enfrentamento realizado desde 2023, é um momento muito importante, estamos sendo bem recebidos pela população, que as pessoas entendam que é uma luta de todos. O nosso trabalho ocorre desde 2023, ano epidêmico bem intenso, as equipes foram rápidas, os agentes se doaram, atendendo um maior número de residências, a população também nos ajudou bastante, atendendo ao nosso chamado, as pessoas já sabem que precisam olhar todos os dias a sua casa, esse trabalho nunca parou, nesse dia D, conseguimos vir às ruas, nos quatro cantos de Feira de Santana, distritos, feiras livres e vários lugares do município, trazendo esse momento, o dia D, a presença das coordenações e agentes de endemias nesses pontos, é a expressão do trabalho realizado cotidianamente, mas que nem sempre é visto, porque o importante é combater o mosquito, esse é o momento de apresentar a sociedade mostrar o que está sendo feito, mostrar que estamos juntos".

Ainda segundo Carlita, muitas crianças a partir dos 4 anos estão sem tomar vacinas importantes, podendo ocasionar o retorno de doenças antes erradicas, como o sarampo.

"Não posso afirmar que é culpa das fake news, mas posso dizer que muitas crianças estão com carteira de vacinação desatualizada e não são do público alvo da vacina da dengue, são crianças a partir de 5 anos que não receberam vacinas importantes, o importante é alertarmos a população que vacina sempre foi a forma de prevenção, o país está neste momento no vermelho, com o retorno de doenças antes erradicadas,  por conta de que os pais não têm levado seus filhos para se vacinar. Essas doenças vão retornando, crianças adoecem. Se quisermos ter crianças, jovens e adultos saudáveis, precisamos retornar a vacinação, tivemos o retorno de doenças como o sarampo, por isso, vale ressaltar que é necessária a sensibilização com relação a prevenção de doenças através da vacinação, que sempre teve esse papel e precisa estar nesse lugar de destaque", concluiu.

Reportagem: Luiz Santos e Hely Beltrão

2 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Ziga Cerqueira Há 1 ano Feira de santana - Ba Excelente materia!!!!! Parabéns Luis. É melhor previnir que remediar
Maria de Lourdes Santos Cerqueira -ZigsHá 1 ano Feira de santana - Ba Maria de Lourdes Santos Cerqueira -Ziga
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.