Segunda, 16 de Setembro de 2024
(75) 99168-0053
Política Câmara Municipal

"Todo mundo sabe que quem manda na Câmara, é Yuri Guimarães", diz José Carneiro sobre a gestão de Eremita Mota

Câmara Municipal de Feira de Santana

21/12/2023 16h17 Atualizada há 9 meses
Por: Hely Beltrão Fonte: Conectado News
Luiz Santos
Luiz Santos

As declarações feitas pela presidente da Câmara de Feira, a vereadora Eremita Mota (PSDB), em entrevista concedida ao Conectado News na manhã desta quinta (21), onde ela afirma que o orçamento 2024 foi aprovado e que os vereadores comeram mosca, por ficarem dispersos durante as sessões, não foram bem recebidas pelo líder do governo Colbert Martins (MDB) no Legislativo, o vereador José Carneiro Rocha (MDB).

Ao Conectado News, o edil disse ser lamentável que a presidente tenha feito chacota com o assunto e acusou a vereadora de cometer diversas irregularidades à frente da gestão da Câmara.

"Primeiro, quero lamentar profundamente que a presidente de Câmara faça chacota com um assunto tão importante que é o orçamento do município, mesmo por que  ela não poderia em nenhuma hipótese votar um projeto dessa magnitude sem sequer permitir que os vereadores se manifestassem, não pode simplesmente chegar e dizer: “votação projeto de número 148, quem aprova, permaneça como estão”. Se foi isso que ela fez, é um crime, o nome disso é golpe, golpe do orçamento que a vereadora Eremita Mota está tentando fazer, outra coisa, quando se vota o orçamento não se pode tramitar absolutamente nenhuma matéria, tranca-se a pauta. Presidente, a senhora tem cinco mandatos, leia o regimento e faça-o cumprir. Ou a senhora não gosta de ler?"

Segundo José Carneiro, Eremita nunca cumpriu o regimento da Casa e acusou a bancada de oposição ao governo de conivência.

"O regimento interno nunca foi cumprido pela vereadora, ela prevarica todo santo dia, para se ter ideia, o artigo 403 diz que ao encerrar as sessões, quem estiver presidindo anunciará a pauta do dia seguinte. Na Câmara de Feira, às 10h, não sabemos qual assunto será debatido, Eremita Mota pensa que como presidente pode tudo, que a casa é dela, mas não, é do povo e ela está usurpando o direito dos vereadores se manifestarem sobre assuntos importantes. Ainda nesta semana, aconteceu um fato, onde ao discutir com a oposição, tentando resolver o problema do aumento salarial dos servidores do município, ela me chamou e me perguntou se poderia incluir o aumento salarial dos servidores da Câmara, eu respondi que sim e que apoiava. Nisso, colocou em votação sem ler o projeto, não teve sequer a hombridade de informar aos vereadores da casa o que seria votado, esperneei, gritei, perguntei a Jhonatas Monteiro (PSOL) e aos vereadores de oposição se sabiam em que estavam votando, que são coniventes com a ditadura implantada por Eremita Mota, na Câmara Municipal, porque não levantam a voz para sequer criticar a postura ditatorial implantada pelo presidente da Câmara".

Ainda segundo o líder do governo, quem manda no Legislativo é o presidente do PP, Yuri Guimarães, Eremita seria apenas uma presidente figurativa.

"O que está por trás são interesses de pessoas, forças ocultas, pessoas que mandam na Câmara e de quem ela cumpre determinação, lamento que isso esteja acontecendo. Todos sabem que, quem manda no Legislativo é o filho dela, Yuri Guimarães, presidente do PP,  ele que determina, contrata e resolve todos os problemas, infelizmente ela terceirizou o mandato, diz que a mulher está no poder, mas não é, é só fachada".

O edil concluiu afirmando que circula na Câmara, um documento colhendo assinaturas para o pedido de afastamento de Eremita.

"Eu assinei, porque ela comete improbidade constantemente e vamos levar ao conhecimento da Justiça o absurdo que está acontecendo na Câmara, esperávamos que uma mulher na presidência da Câmara usasse a sensibilidade do do sexo feminino para consequentemente fazer uma gestão onde viesse beneficiar a todos e a população de modo geral, no entanto, ela está a serviço apenas de um, lamento profundamente que a única mulher que assumiu a presidência da Câmara até hoje em Feira de Santana, permita terceirizar o mandato a um homem", concluiu.

Reportagem: Luiz Santos e Hely Beltrão

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.