Sexta, 18 de Outubro de 2024
(75) 99168-0053
Bahia Assédio Moral

Diretora de escola pública é acusada de praticar assédio moral

Quarta (18)

18/10/2023 15h07 Atualizada há 12 meses
Por: Hely Beltrão Fonte: Conectado News
Reprodução Ipiau On line
Reprodução Ipiau On line

Três ex vices diretores do Complexo Integrado de Educação de Ipiaú, município localizado a 289 km de Feira de Santana, procuraram o Conectado News para denunciar práticas de assédio moral que estariam sendo praticados pela diretora da unidade escolar, a professora. Léa Barreto.

Segundo ofício encaminhado a SEC (Secretaria Estadual de Educação) de autoria dos três ex vices diretores, Ivna Oliveira Pires, Maianne Santos de Mattos e Caíque Ribeiro Tude, ao qual tivemos acesso, a escola não possui coordenador pedagógico e em menos de um ano, 3 vice diretores, pediram exoneração do cargo em menos de um ano. 

O ofício  relata ainda que a diretora não se comunicava com os vice-diretores, impossibilitando que realizassem seu trabalho, retirando computadores e diminuindo sua autoridade. Se houvesse alguma indisposição com algum funcionário, a orientação passada pela diretora é que deveriam ser tratados de forma hostil e proibindo o acesso a algumas dependências da unidade de ensino, eram tratados de forma humilhante e se mantém calados por medo de retaliação.

Leia o ofício na íntegra clicando aqui.

Ao Conectado News, o professor Caique Ribeiro Tude afirmou desejar que a SEC dê atenção ao caso, pois as denúncias já foram feitas há 60 dias e nenhuma providência foi tomada e nem as questões pedagógicas abordadas no documento foram resolvidas. “Queremos uma providência, a saída dela, que venha alguém de fora, acusam-nos de querer o cargo, mas nós saímos, a SEC está com essa morosidade, não há processo aberto, estudamos entrar com ação no Ministério Público do Trabalho para resolver a questão do assédio moral, uma vez que não tivemos o retorno administrativo da Secretaria da Educação.

Segundo informações, a gestora da unidade escolar assumiu o cargo por indicação de Robson Costa, irmão do ex governador e atual ministro Chefe da Casa Civil Rui Costa.

Em sua defesa, a gestora da unidade escolar, Léa Barreto, afirmou que os três vice diretores foram indicados para o cargo por ela e saíram à pedido, um deles por conta de acúmulo de cargos, a segunda, cometeu erros na programação que poderia ocasionar perda da estabilidade. Sobre a falta de coordenador pedagógico, a diretora afirmou ter solicitado que uma das vices assumisse as demandas pedagógicas, sendo prontamente recusada. A gestora afirmou ainda que a escola é um sucesso na região e que isso incomoda os denunciantes.

Reportagem: Hely Beltrão

4 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Camila Lisboa Há 12 meses Ipiaú O Ciei já foi um sucesso! Infelizmente está deixando a desejar em muitos pontos
Igor RochaHá 12 meses Ipiau-ba Sucesso? Ela vive de passado, as aulas do terceiro ano em pleno Enem foram reduzidas, ela cortou a comunicação dos pais com a escola s a escola vive tendo problemas de indiciplinas dos alunos sem ninguém pra adverte-los, não se trata dela ser boa professora, se trata da má administração do colégio em si, tem gente que nasceu pra liderar outras não, ela deu certo por um momento e hoje está destruindo o pouco que construiu, sou pai de aluno da escola.
NatiHá 12 meses IpiauLea e uma ótima diretora,e professora e bem excelente sempre ativa e educada atende as pessoas muito bem!
Alessandra Há 12 meses Ipiaú Essa diretora é arrogância pura trata as pessoas com arrogância só vive batendo boca e sendo arrogante com alunos e com alguns pais também aí agora que está sendo denunciada esta tentando mostrar um papel que não é vivenciado na unidade escolar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.