Em entrevista ao Programa Levante a Voz da Rádio Sociedade News FM na manhã desta segunda (9), o empresário Tiago Gama, conta como se tornou especialista no ramo de vassouras. Como todo brasileiro, precisou se virar, empreender e inovar. Thiago conta seu início de trajetória, desde uma pequena fábrica, até a existência da Bellano, que vende para todo o Norte e Nordeste e algumas curiosidades a respeito de seus produtos, a vassoura sintética, que muita gente não sabia, por exemplo, que existe um tipo específico de vassoura para cada ambiente.
"Como sempre digo, o brasileiro é um empreendedor forçado, começamos a carreira jovens e desde cedo se virar, meu pai era caminhoneiro, comecei a trabalhar em um caminhão também e nessas viagens sempre buscava observar o mercado de cada região, fazendo uma entrega em Juiz de Fora- MG, conheci um rapaz que tinha uma fábrica de vassouras, achei bem automatizada, apesar de ser bastante artesanal também, mas ele já tinha um processo bem avançado a frente de várias fábricas que conhecia na região, resolvi implantar na cidade, mas não deu certo, porque não tinha fornecimento de matéria-prima, nisso vi uma oportunidade. Como não tinha matéria-prima, abri uma distribuidora de matéria prima para fabricantes de vassouras de piaçava, em 2005 começamos com o cabo da vassoura, em 2007 passamos a plastificar cabo da vassoura, em 2009 a distribuir vassouras sintéticas, em 2010 nasceu a Bellano, começando a indústria de vassouras sintéticas, completando este ano 18 anos de indústria nessa batalha".
Vassoura Sintética
"Nunca abandonamos nossos principais clientes que foram nossas origens, ainda hoje temos a distribuição de matéria-prima para fabricantes de vassouras de piaçava e temos a indústria da Bellano, são duas empresas que tocam paralelamente em cada mercado, no de piaçava, forneço matéria-prima para eles e no mercado da sintética vendo vassoura para eles atenderem pequenos e médios mercados".
Região de Vendas
"Já saímos de Feira de Santana há um bom tempo, o município foi a precursor do nosso negócio, Feira é o pivô da distribuição do Nordeste, atualmente atendemos todo o Norte e Nordeste chegando até Manaus".
Época de Vendas
"A vassoura não tem uma sazonalidade muito forte devido à datas do ano, tem algumas incidências de explosões devido alguns intempéries naturais, por exemplo, em um inverno mais chuvoso as vassoura é mais danificada, porque você acaba enxugando, empurrando com rodo, que estraga, sempre temos um estoque volumoso para atender essas emergências, mas normalmente, o que faz gastar um pouco mais é o descuido com o próprio produto"
Vida útil de uma de uma vassoura
"É uma das coisas que procuramos orientar o nosso cliente é que a vassoura tem uma durabilidade maior quando ela não é colocada com as cerdas no chão, por que a vassoura sintética, como é feita de plástico e com o excesso de calor, tende a deformar, no Nordeste temos um calor um pouco mais acentuado do que no resto do país, se um produto que está em atrito com o chão já gera calor, com uma temperatura de 35 graus, consequentemente o nylon vai danificar, por isso o segredo para que ela dure mais é guardá-la de ponta cabeça pendurada. O maior problema na durabilidade da vassoura fora o fator climático é o mal uso do produto, temos vassouras para área externa, área mista e para área interna. A vassoura sintética para área externa pega áreas mais rústicas, calçadas, quintal, corredor de cimento mais grosso, essa vassoura é apropriada para essas regiões. A vassoura de uso misto, pode ser usada numa garagem e dentro de casa, se usa uma vassoura plumada para essa região. Se você pegar a vassoura plumada e usar na área externa, ela vai varrer, mas vai danificar, porque do lado de fora se tem mais abrasividade, não vai aguentar tanto. A vassoura para área interna, as vassouras de nylon fino, mais macias, que serve para levar toda micro poeira do piso da casa, se você demora em um apartamento ou em uma casa fechada, a vassoura de pelo sintético tem mais cerdas para pegar toda poeirinha, ela é feita especificamente para isso. Se você pegar uma vassoura fina e botar numa área mista ou na área externa, vai danificar mais rápido, se você tem uma vassoura específica para cada ambiente a vassoura tende a durar mais".
Vassoura ideal para piso porcelanato
"Somos referência em vassouras para porcelanato, temos duas vassouras, a italiana e a Florença, a concorrência tem copiado um pouco, para identificar se o produto é original, em cima da vassoura tem nosso nome grifado em alto relevo, não sendo possível arrancar. A vassoura Italiana e a Florença é a mais recomendada para porcelanato e pisos lisos porque uma vassoura convencional tem 60 tufos, aqueles pelinhos que saem da base vassoura, a Italiana e a Florença tem 150, por isso, tem uma varredura muito maior, uma estrutura de carga muito maior com relação à resistência, pois, se ela tem mais áreas de aderência, logo terá maior resistência a varrição, quanto mais nylon, mais resistência ela tem, abrasividade e a deformação. Sempre indico as vassouras Italiana e a Florença, por serem referência no mercado, testadas e aprovadas pela população".
Para comprar
O Shopping das Vassouras é a nossa loja de balcão, trabalhamos com pequenos e grandes distribuidores e também aquela empresa pequena que já compra de caixa fechada, não vendemos a unidade por uma questão de fracionamento, mas, a partir de uma caixa já atendemos. A nossa loja fica na Avenida Transnordestina, 1345, próximo a passarela da Cidade Nova.
Reportagem: Luiz Santos e Hely Beltrão
Mín. 22° Máx. 25°
Mín. 22° Máx. 29°
Tempo nubladoMín. 21° Máx. 33°
Tempo nublado