A CCR, empresa que explora os serviços de transporte ferroviário e metroviário em diversos estados do Brasil, inclusive na Bahia, enviou ofício direcionado a Secretaria da Casa Civil do Estado da Bahia, que trata sobre o MIP (Manifestação de Interesse Privado) para realizar estudos de implantação do trem Feira de Santana-Salvador. O ofício foi enviado no dia 24 do mês passado, porém, só veio a público nesta quinta (24).
Conforme consta no ofício enviado pela CCR ao Governo do Estado e matéria publicada no Conectado News em junho deste ano, estima-se que o trem transportará 4 milhões de passageiros mês e atenderá em sua primeira fase, além de Feira e Salvador, os municípios de Santo Amaro, Simões Filho e Candeias. Em Feira de Santana, a estação será no distrito de Humildes, às margens da BR101, com possibilidade de ligação com o transporte rodoviário através do Anel de Contorno.
A estimativa de custo da CCR com a implantação é de R$ 2.600.000.000,00 (dois bilhões e seiscentos milhões de reais), custos operacionais R$ 280.000.000,00 (duzentos e oitenta milhões de reais) por ano, mas a empresa só começaria a operar de fato o sistema cinco anos após a implantação.
Em áudio enviado ao Conectado News, o engenheiro Danilo Ferreira, se diz muito feliz com a iniciativa da CCR, e que a implantação do trem Feira Salvador deixará de ser um sonho e poderá se tornar realidade.
"Isso demonstra que eles já fizeram uma pré análise, ninguém coloca uma Manifestação de Interesse Privado para o governo do Estado solicitando a modelagem econômico financeira da rede e a operação do sistema, prazo de execução da obra, uma série de estratégias, no documento uma estimativa de custo, tudo isso vai será depurado pela CCR. A CCR está doando esse estudo para o Estado da Bahia, para que isso possa modelar essa rede de trem entre as cidades, ou como eles chamam, trem regional da Bahia, que segundo eles, não se encerra em Feira de Santana, esse trem poderia seguir sentido Alagoinhas, sentido Norte, podendo até mesmo chegar em Aracaju, sentido sul, com possibilidade de chegar até Jequié, diminuindo a distância em quase 200 km em relação ao sul. Com esse projeto da CCR, esse trem deixa de ser um sonho, essa iniciativa nos dá uma alegria maravilhosa.
Leia aqui o documento na íntegra.
Reportagem: Hely Beltrão
Mín. 21° Máx. 38°
Mín. 22° Máx. 35°
ChuvaMín. 22° Máx. 29°
Chuva