O jovem, Davi Medeiros, 15 anos, morador de Feira de Santana-Bahia conquistou o Tetra campeonato na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica.
Com o título, Davi se torna referência para os jovens da Princesa do Sertão.
Astrometria é o ramo da astronomia que estuda e mede a dimensão e a posição dos astros, bem como determina seus movimentos.
Astronáutica e astronavegação, estuda técnica de orientação pela posição aparente dos corpos celestes, ao navegar ou voar no espaço terrestre e em viagens espaciais.
A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) é um evento aberto à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, para alunos do primeiro ano do ensino fundamental até os do último ano do ensino médio.
A OBA ocorre totalmente dentro da própria escola, tem uma única fase e é realizada dentro de um só ano letivo. A participação dos alunos é voluntária e não há obrigatoriedade de número mínimo ou máximo de alunos, ou seja, o número de alunos participantes não é determinado.
Em entrevista exclusiva ao Conectado News neste domingo 2, de Julho Feriado da Independência da Bahia, Davi contou sua trajetória para alcançar o título de Tetra Campeão, "tudo começou quando minha mãe me presenteou com um livro, o primeiro livro científico, ele retrata a Astronomia, gostei do assunto e sempre pedia mais livros relacionados a temática, foi quando fui informado sobre a olimpíada. Em 2020, minha mãe me inscreveu , participei e conseguir ganhar a primeira medalha e seguir participando", conta.
Foi aos 5 anos de idade Davi se encantou com o universo astronômico e conquistou sua primeira medalha.
A conquista deixou o jovem mais aplicado, segundo ele foco nos estudos e determinação é o segredo, “sempre foquei nos assuntos que eu mais gostava, me dedico as atividades de casa e principalmente as do Instituto Federal de Feira onde estudo, estou no 1ºano do Ensino Médio, no curso de Eletrotécnica, tive muitas oportunidades de aprender e conto com o apoio de uma professora, a qual me ajudou a realizar pesquisas que contribuíram muito ", diz.
Para Davi Medeiros a emoção foi intensa ao conquistar o Tetra, “fiquei muito feliz porque pensei que não iria conseguir tantos prêmios assim ,mas graças a Deus ganhei", comemora.
Para os jovens que tem o sonho de ser um Tetra campeão, um destaque para Feira de Santana, Davi deixou uma mensagem de esperança, “sempre perseverar em estudar, não é fácil, mas se focar vai chegar o momento que vai conseguir superando todos os obstáculos, tive muito apoio da minha família que sempre de incentivou a estudar, os estudos mudaram nossa história , estudar para a gente é o lema", declarou o campeão.
Questionado para quem ele dedica o Tetra, Medeiros afirmou, “para Deus e meus pais, Cristiane Santa Rosa e Welber Medeiros que sempre me incentivaram sobre essa área de astronomia e me capacitaram", concluiu.
Veja foto de Davi no IFBA em uma atividade preparatória para a OBA, com professores do IFBA, Universidade Estadual se Feira de Santana (UEFS) e 3 colegas
Reportagem Ana Meire Dias
Mín. 20° Máx. 35°
Mín. 20° Máx. 35°
Chuvas esparsasMín. 20° Máx. 34°
Chuvas esparsas