Sábado, 01 de Fevereiro de 2025
(75) 99168-0053
Feira de Santana Monumento

Inaugurado em Feira de Santana monumento ao Almirante Tamandaré, personagem importante para a independência do Brasil

Segunda (19)

19/06/2023 15h47 Atualizada há 2 anos
Por: Hely Beltrão Fonte: Conectado News
Edvaldo Peixoto
Edvaldo Peixoto

Foi inaugurado na manhã desta segunda (19), na praça pública do conjunto habitacional Milton Gomes, no bairro Queimadinha em Feira de Santana, o monumento a Joaquim Marques Lisboa, Marquês de Tamandaré, mais conhecido como Almirante Tamandaré, um dos personagens mais importantes e fundamentais para a independência do Brasil, considerado o patrono da Marinha do Brasil.

Voluntário desde os 15 anos, Tamandaré destacou-se desde cedo pelos seus feitos como, salvar prisioneiros brasileiros do cativeiro argentino, participou de vários combates no mar, realizou dois salvamentos importantes, o de tripulantes e passageiros do navio Ocean Monarch (que se incendiara) e o da nau Vasco da Gama, atingido por uma tempestade na entrada da barra do Rio de Janeiro.

Tamandaré participou também da Guerra da Independência do Brasil, Guerra da Cisplatina, na qual se destacou de tal maneira que, com apenas 19 anos, foi nomeado pela primeira vez comandante de um navio. Foi comandante das forças navais brasileiras na intervenção no Uruguai, onde até como diplomata serviu. 

Em entrevista ao Conectado News, o Comandante Gagno, Capitão de Mar e Guerra da Marinha Brasileira, ressaltou a importância da Bahia para a independência do Brasil.

"A Bahia fica no centro do litoral brasileiro, costumo dizer que os portugueses chegaram aqui primeiro e foram os últimos a sair, eles não queriam abandonar a Bahia, ficaram com Madeira de Melo, mas consolidamos essa vitória, outra coisa curiosa é que o Almirante Cochrane acompanhou para ter certeza que os navios portugueses estavam voltando para Portugal, atravessou o Atlântico com os nossos navios, para ter certeza que realmente é independência do Brasil estava realmente consolidada", disse.

Atividades da Marinha do Brasil no litoral baiano 

"Temos um trabalho constante como autoridade marítima, a nossa missão é a garantia da segurança da navegação, é a salvaguarda da vida humana no mar, e também a prevenção à poluição hídrica, atuamos em toda a costa brasileira e baiana, a Capitania de Sergipe é subordinada ao comando do Segundo Distrito Naval, a costa baiana é a maior do Brasil, com 1183 km a serem patrulhados, é a Baía de Todos os Santos, é a segunda maior baía do do mundo, é um desafio enorme, mas é muito prazeroso".

Atuação da Marinha do Brasil no Rio Jacuípe

"Há 20 dias atrás, tivemos um acidente trágico, em que uma senhora gestante e um garoto de 13 anos faleceram, quando soube disso, estava chegando a bordo na parte da manhã, imediatamente enviamos uma equipe para até o local, que ficou durante todo o período, inclusive no dia seguinte infelizmente encontramos o corpo do garoto já sem vida, mas é o nosso trabalho, infelizmente essas coisas acontecem, fazemos um trabalho preventivo para evitar esse tipo de acontecimento. Oriento aos comandantes de embarcações que usem o material de salva vidas, mantenha a documentação de suas embarcações sempre em dia, a habilitação do comandante, evite a superlotação colocando mais gente do que o previsto em suas embarcações", concluiu.

Reportagem: Edvaldo Peixoto

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.