A Bahia é sem dúvida o Estado que mais exporta talentos para o mundo. Em mais uma reportagem especial do Conectado News sobre o Carnaval 2023, Ninha, ex-Timbalada, conta tudo sobre os seus 50 anos de carreira musical, sua passagem pelos Estados Unidos, expectativa para o Carnaval deste ano e em nosso podcast, canta antigos sucessos que ficaram na memória e no coração do povo.
"Para o Carnaval estou com uma das melhores expectativas da minha vida, depois de dois anos de pandemia acredito que a expectativa é de todos que conseguiram driblar essa situação horrível, mas estamos juntos para celebrar este grande momento".
CN - Como está sua agenda de shows?
Ninha - Comecei na sexta-feira em Vitória da Conquista, em seguida fui para Natal no Rio Grande do Norte, dia 10, estarei com a cantora Alobêned Airam, ex Banda Mel, na orla de Salvador, dia 11 e 12 estarei em Alagoas.
CN - No período de Carnaval, de 16 a 21, se apresentará apenas em Salvador, ou tem agenda em outros lugares?
Ninha - Sábado, antes do carnaval oficial de Salvador, estarei no Espírito Santo lá em Conceição da Barra, depois no domingo estarei com Carlinhos Brown no bloco Timbalada, domingo à noite estarei em Sergipe.
CN - Como se sente ao estar no trio com ex-companheiros de Timbalada a convite de Carlinhos Brown?
Ninha - O Convite de Carlinhos Brown é irrecusável, por vários motivos, sou fundador da Timbalada, cantei 4 anos e Brown e Fia Luna davam o suporte, quando fui convidado por Carlinhos Brown, que é meu compadre, padrinho da minha filha Calila, para formar a Timbalada. Fiquei na banda, tive a oportunidade de ser convidado pelo governo americano para informar ritmos brasileiros e ser diretor musical de uma companhia de dança e música em Nova York, onde morei três anos, tive que me afastar um pouco, a gravadora pagou a rescisão de contrato para eu retornar a Timbalada, em seguida, pedi afastamento da Timbalada depois de 18 anos e Brown me convidou para fazer parte do DVD Timbalada - 15 anos, fui para atender uma solicitação do Carlinhos Brown e agora esse convite para fazer parte desse grande elenco de ex-timbaleiros todos convocados por Carlinhos Brown para celebrar esses 30 anos. Cedi para o Brown três datas, que foram dois ensaios e o domingo do carnaval junto com ele e os associados de ouro no Bloco Timbalada.
CN - Essa reunião de ex-timbaleiros é algo somente para o carnaval ou seguirá para o resto do ano?
Ninha - Para mim, por enquanto, está sendo algo temporário, nas três datas que cedi ao Brown, porque tenho as minhas coisas, tenho a banda Trêm de Pouso, faço parte de outro projeto chamado Trio Elétrico com Reinaldo, ex-Terra Samba e Joca, ex- Banda Mel. Ainda não sentamos para conversar sobre coisas futuras, há interesse do Brown e dos associados e quem sabe de tudo é Deus.
CN - Qual o momento que marcou sua carreira?
Ninha - Em 2023 completo 50 anos de vida artística, tenho muitas histórias, busco sempre lembrar das positivas, mas também das negativas. Um dos momentos mais comoventes da minha vida que marcou muito, foi aquele acidente ocorrido com o caminhão dos comanches, na ladeira do Cine Guarani, na praça Castro Alves, em pleno Carnaval, o comanche desfilando, houve aquele acidente horrível, onde morreram várias pessoas, em outros carnavais, vi várias coisas acontecerem, isso nos comove como ser humano, artista e cidadão.
CN - Músicas que te marcaram em seus 50 anos de carreira?
Ninha - Gravei a primeira música da Timbalada que se chama Conceição, foi uma homenagem que Brown prestou a Fia Luna em vida, a segunda música da Timbalada que cantei e fez sucesso, foi "canto pro mar". Em seguida, após retornar dos Estados Unidos, gravei com Carlinhos Brown, “Pé de prédio”. A segunda música foi “sambaê”. Diante de várias composições da minha autoria e de outros colegas, tem uma música que fala sobre o Carnaval, sobre o sentimento de um carnavalesco com relação a tudo que estamos passando, discriminação, racismo, intolerância religiosa, coisas que fazem mal até para quem pratica essa má ação, a música “me perdoe Brasil”. Outra que tive a honra e a felicidade de compor com a Ivete Sangalo, a música “Carro Velho”.
Ouça na íntegra em nosso podcast.
Reportagem: Luiz Santos e Hely Beltrão
Mín. 21° Máx. 35°
Mín. 22° Máx. 31°
Chuvas esparsasMín. 23° Máx. 31°
Chuva