Sexta, 22 de Novembro de 2024
(75) 99168-0053
Novembro Azul Novembro Azul

“Cuidar da sua saúde é cuidar da sua família”; diz ex-secretário que venceu o câncer de próstata em Feira

Novembro Azul

01/11/2022 18h50 Atualizada há 2 anos
Por: Ana Meire Fonte: Conectado News
Foto Arquivo pessoal
Foto Arquivo pessoal

 

O mês de novembro é voltado para a campanha do Novembro Azul, momento em que são intensificadas as ações de  conscientização e rastreamento do câncer de próstata, uma doença que, de acordo com o site do governo federal, é o segundo mais comum entre homens. E a família do ex-secretário e ex-presidente da câmara de vereadores de Feira de Santana, Justiniano França foi diversas vezes alvo da doença. Em entrevista ao Programa Levante a Voz, Justiniano revelou que diversos homens da sua família receberam o diagnóstico positivo para o câncer. 

“No final da década de 60, início da década de 70, tinhamos um tio que morava conosco e ele sentia muitas dores, foi terrível e acabou vindo a falecer. E depois uma tia minha falou que ele teve infecção urinária, mas como ele urinava sangue hoje a gente sabe que como não existe exames naquela época provavelmente tenha sido câncer de próstata. Em 1984, saimos daqui de Feira de Santana para Salvador com meu pai para o Hospital das Clínicas para que ele pudesse fazer uma cirurgia de hérnia de disco. Foi para o centro cirúrgico,  abriu e ali foi detectado que na verdade não tinha sido nada de hérnia de disco, foi um câncer na próstata que tomou conta dos ossos, foi algo terrível, e depois de três meses cuidando dele em casa, ele veio a óbito. A partir daí nossa mãe, Eduarda Oliveira França, era professora, ela cobrava sempre dizendo ‘olha você não pode esquecer que ao completar 40 anos vocês precisam fazer os exames para detectar essa questão, ver como é que está essa questão da próstata de vocês’. E exatamente isso que aconteceu, meu irmão segundo, ele começou a fazer os exames, detectou câncer de próstata e não optou por cirurgia, fez um tratamento e está tudo bem.”, contou.

Após acompanhar de perto a situação enfrentada por seus familiares, Justiniano que atualmente tem 61 anos, também acabou recebendo o diagnóstico para o câncer de próstata. “No final de 2014 fiz meus exames de rotina e o PSA ficou alto; Eu estava nesse momento ainda na presidência da câmara, deixei para procurar um médico em 2015, refiz os exames e foi constatado depois da biópsia, o câncer de próstata, e como estava no início,fiz  a cirurgia e foi tudo bem. Meu irmão mais velho que estava me acompanhando, logo após a minha cirurgia ele fez todos os seus também,  detectou câncer de próstata, tava no início, fez a cirurgia e também teve a cura, tudo normal,está tranquilo até hoje.Tivemos uma irmã que infelizmente veio a óbito em 2011 e teve câncer na cabeça do pâncreas.  Então essa foi a situação de câncer na minha família e eu tenho um irmão caçula que ele já passa dos 40 anos e vem fazendo os exames para que possa estar tranquilo nessa questão do diagnóstico”.

Apesar de ter sido diagnosticado com a doença, Justiniano afirmou que tanto ele como a sua família foram tranquilizados pelo médico que o acompanha. "Nós lidamos muito bem com isso, quando eu fui detectado a questão do câncer tanto a esposa, quanto os filhos ficaram cientes no resultado, e a família acompanhou tudo de perto. O primeiro momento é de tensão, de preocupação, mas o médico que me acompanha até hoje, que foi o Dr. Luciano Vital Filho, tranquilizou não só a mim, mas a toda família, dizendo que era tranquilo o tratamento e a cura e foi isso que aconteceu.”.

Para Justiniano, os tabus relacionados ao exame, acabam atrapalhando o diagnóstico e tratamento do câncer de prostata. “Talvez o número do câncer de próstata nos dias de hoje vem muito por conta do tabu dos exames, do toque e meu conselho é que as mulheres pegue no pé do irmão, do esposo para que eles possam estar fazendo a partir dos 40 anos exames do PSA e se necessário for  é importante fazer o toque e  não precisamos ter nenhum tipo de receio, pois o toque não tira a masculinidade de ninguém, mas é algo importante para que possamos ter a cura logo do início. Eu tenho certeza de que se cada um de nós, homens, tivermos consciência da importância desse exame, nós vamos fazer com que haja um número muito pequeno de óbitos relacionados ao câncer de próstata.”.

Como membro ativo na política, Justiniano acredita que as campanhas precisam ser intensificadas durante todo ano“É importante que os governos tanto municipal, estadual e federal desenvolvam sempre campanhas. O Novembro Azul tem sido importante, agora é importante intensificar não só nesse mês, mas que as campanhas aconteçam, que as unidades de saúde possam estar passando sempre as informações para que os homens, bem como as mulheres que precisam também fazer seus exames, possam estar bem consciente disso e não perder a oportunidade para que possam detectar qualquer tipo de enfermidade, de doença e se for nessa área de câncer que possam ter um tratamento logo no início.” , destacou.

O ex-secretário ainda mandou um recado para os homens a cerca do autocuidado. “A todos os homens, minha família teve essa herança e eu deixo essa mensagem para que vocês possam tomar consciência, cuidar da sua saúde é cuidar da sua família. Cuide da sua saúde, faça seus exames e pode ter certeza que você vai estar cuidando também da sua família. É importante que nós homens temos essa consciência que cuidando da nossa saúde a nossa família ela vai estar bem cuidada e preservada.”, concluiu.

 

Reportagem Jessica Campos 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.