Segunda, 16 de Setembro de 2024
(75) 99168-0053
Eleições 2022 Eleições 2022

Justiça Eleitoral realiza cerimônia de conferência, auditoria e lacracão de urnas eletrônicas

Sexta (21)

21/10/2022 10h48 Atualizada há 2 anos
Por: Hely Beltrão Fonte: Conectado News
Edvaldo Peixoto
Edvaldo Peixoto

Aconteceu na manhã desta sexta (21) as 08hs na sede do Fórum Eleitoral, situada na avenida José Falcão da Silva no bairro da Queimadinha, a cerimônia de lacração, conferência, e auditoria das urnas eletrônicas para o segundo turno das eleições 2022.

O Juiz titular da 154ª zona eleitoral, Régio Bezerra Tiba Xavier, traz detalhes à nossa reportagem, a respeito deste ato cerimonial em Feira de Santana. 

"A conferência de lacração e auditoria das urnas eletrônicas, que vieram do primeiro turno, foram encaixotados devidamente, amanhã retiramos todas das caixas, verificamos novamente a integridade física, a questão da bateria, teclado e tudo mais para que estejam em perfeitas condições de funcionamento no dia 30 de outubro. Depois é feita a auditoria, que consiste numa votação simulada com base em candidatos escolhidos numa lista, sendo feita a votação nas urnas eletrônicas, antes da votação fazemos a impressão da zerézima com o fim de verificar se estão com zero votos, em seguida é feita a votação simulada, e por fim imprimimos o boletim de urna, e a partir desse boletim verificamos se os votos digitados na urna coincidem com os do boletim. Estando tudo certo, fazemos a amostragem em cerca de 3% das urnas eletrônicas, é feita novamente a alocação das urnas em caixotes e ficam no aguardo até serem enviadas para as seções eleitorais, no dia 29 de outubro". 

Quem pode participar da cerimônia?

Régio Bezerra - A cerimônia é pública, aberta a todo o público, já foi publicado o edital para participação de qualquer pessoa, eleitor, partido político, candidato, coligação, OAB, todos podem verificar a lisura das eleições.

Os quatro juízes eleitorais estarão presentes na cerimônia? 

Régio Bezerra - Não há informação se todas as auditorias serão realizadas amanhã, apenas é possível confirmar que a auditoria da Zona 154 será realizada amanhã. O evento é público, o ponta pé inicial, mas não quer dizer que seja o primeiro, porque os servidores da Justiça Eleitoral e o pessoal contratado desde a finalização do primeiro turno, já estava trabalhando visando o segundo turno, por exemplo na confecção de manuais e treinamento para os mesários. 

A distribuição das urnas eleitorais é feita através da Zona 154? A mesma quantidade de urnas do primeiro turno?

Régio Bezerra - Sim, pela Zona 154 e será a mesma quantidade do primeiro turno, esperamos que dessa vez a votação seja mais rápida  porque não são mais cinco votos com vários números para digitar, são apenas dois votos, cada voto tem apenas dois dígitos e com isso a esperamos apurar os votos com mais rapidez e que o resultado seja divulgado o mais rápido possível, mas isso não depende somente de nós, por exemplo, a Zona 155 que abrange Serra Preta teve problemas na transmissão de dados de forma remota, quer dizer que os votos de Serra Preta não vieram pela internet remotamente e sim de forma física, o que atrasou um pouco a divulgação do resultado do primeiro turno, eu sou juiz da Zona 154, o totalizador, responsável pela divulgação de todos os resultados das quatro zonas que englobam Feira de Santana, Anguera e Serra Preta.

 

Qual a sua avaliação das eleições no primeiro turno?

Régio Bezerra - Foi tranquilo, poucas urnas substituídas, não tivemos muitos problemas em relação a compra de votos e outros, fui responsável por somente uma prisão, um fiscal de partido estava extrapolando suas funções, não tenho conhecimento de outros acontecimentos que merecem destaque, foi tudo tranquilo apesar das longas filas no primeiro turno.

Reportagem: Jota Bezerra e Hely Beltrão

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.