Segunda, 28 de Abril de 2025
(75) 99168-0053
Famosos 50 anos de carreira

Edson Gomes 50 anos de carreira, com muita história para contar

Show em Feira de Santana no sábado (30)

02/08/2022 09h36 Atualizada há 3 anos
Por: Hely Beltrão Fonte: Conectado News
Edson Gomes ao lado do radialista Mauro Bonan
Edson Gomes ao lado do radialista Mauro Bonan

O maior cantor de reggae brasileiro, Edson Gomes, completa 50 anos de carreira em 2022 com muita história para contar. Edson Gomes é natural de Cachoeira-BA, cidade localizada a 52 km de Feira de Santana. O artista completou 67 anos de idade no dia 03 de julho.

Em show de comemoração dos seus 50 anos no sábado (30) em Feira de Santana, Edson Gomes concedeu entrevista ao repórter Elias Lúcio, ao qual contou detalhes de sua carreira

Repórter - Quando você começou sua carreira?

Edson Gomes - Comecei com a música em 1972. A época jogava futebol, tinha entre 15 e 16 anos, a música me pegou, larguei o futebol, para trilhar o caminho da música. Em 1973, passei pelo Festival Estudantil, ganhei em primeiro lugar, prêmio de melhor música e intérprete. Em 1977, Festival Feira do Porto em Cachoeira-BA, aconteceram apenas duas versões, a primeira em 1976, a segunda em 1977, na qual participei e ganhei com a música Ana Maria e melhor intérprete, fui seguindo, disputando festivais de música e sempre ganhando como melhor intérprete. 

Repórter - Quando você começou a cantar reggae?

Edson Gomes - Reggae aconteceu em 1983, quando Nengo Vieira viu minha apresentação em Cachoeira. Nessa época já existiam as músicas Samarina, Malandrinha, Hereditário, Recôncavo, Campo de Batalha, Guerra, então Nengo percebeu que eu era a cara que ele estava procurando para fazer o reggae.

Repórter - Você foi o primeiro artista baiano a gravar o reggae?

Edson Gomes - O Reggae genuíno sim.

Repórter - O que você cantava antes?

Edson Gomes - Essas mesmas músicas, as músicas de Bob Marley, I shot the sheriff, cantava de tudo. Por isso que Nengo Vieira me chamou para participar do show dele que não era reggae em 1983 no Forte Santo Antônio em Salvador, participei como reggae com cinco músicas.

Repórter - Com quantos anos você começou a compor?

Edson Gomes - Comecei em 1972, fazer só a letra, neste ano compus “Todos devem carregar sua cruz", música com a qual participei do Festival Estudantil em 1973 em Cachoeira. Aqui em Feira de Santana, participei de um Festival e ganhei em segundo lugar como melhor intérprete, em 1985 o Rastafari.

 Repórter - A música História do Brasil quando foi composta?

Escrevi para esse festival, em 1985, História do Brasil e Rastafari,  só que a comissão organizadora selecionou Rastafari. A canção História do Brasil não tem participação em nada, a não ser que foi gravado depois. 

 Repórter - Você tem algum ídolo internacional no reggae music?

Edson Gomes - Eu não tenho ídolos, por que quando conhecemos a palavra de Deus, não idolatramos ninguém, mas tenho cantores preferidos, como Bob Marley, Peter Tosh, The Gladiators. Nas bandas novas, paro para escutar, para saber o que as pessoas estão tocando, para me manter atualizado, mas na verdade não escuto quase ninguem, porque nós do ramo musical não podemos estar sempre ouvindo tudo, para que não entremos numa onda de copiar, mas as vezes ouço Ponto de Equilíbrio, Vibrações, Plantas & Raiz, uma das que mais gosto.

Confira um trecho do show em imagens cedidas por internautas.

Ouça a entrevista na íntegra em nosso podcast.

Reportagem - Elias Lúcio e Hely Beltrão

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.