Faleceu, na manhã deste sábado , 07 de novembro, o senhor Lourenço de Jesus Anjos. Um idoso de 65 anos , que deixou 07 filhos, muita saudade e indignação. Os familiares alegam que foi em decorrência de negligência médica.
Em entrevista ao Conectado News, Irênio, filho de Seu Lourenço, contou toda a situação: “meu pai fez uma refeição na noite, de quinta-feira, comeu 04 ovos e ficou com a barriga empachada, me ligou hoje pela manhã, falando que estava se sentindo mal, que era para levar um remédio pra ele ou então ver o que iria ser feito. Comprei um laxante dei a ele, pra ver se fazia a digestão. A gente viu que a situação estava complicada, ligamos para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência SAMU. A SAMU jogou pra UPA, falou que era pra a gente pegar um transporte próprio e levar pra UPA, porque eles não poderiam se comprometer com isso, por causa da Covid-19. Fizemos o que eles falaram. Na UPA meu pai passou pela primeira triagem, ficou esperando atendimento., depois começou a sentir as dores aumentando, eles não se pronunciaram para dar os primeiros socorros. Fomos informados que o sistema estava lento, porque lá dentro também está cheio, com dores ele foi para a área externa , porque tentou respirar, estava se sentindo abafado. Fui até a assistente social, falei, voltei a perguntar no balcão, eles falaram que eu tinha que esperar o sistema. Quando eu encostei perto de meu pai, ele já não estava mais reagindo, neste momento eles trouxeram uma cadeira de rodas, para levar meu pai pra dentro da UPA. Depois meu pai faleceu. Faltou atendimento com precisão, pelo horário que a gente chegou e que ele foi atendido. Ele praticamente faleceu nos braços de minha mãe. Disseram que ele enfartou , na verdade, enfartou por falta de atendimento, porque a SAMU poderia ter feito os primeiros socorros.”
A nossa equipe procurou a Secretaria de Saúde do município e a mesma nos informou que a gestão é de responsabilidade de uma empresa. Conversamos com Ivete Borges, representante da empresa, o InSaúde (Instituto Nacional de Pesquisa e Gestão) que nos disse “eu fiz todo o acolhimento do filho do paciente e eu só estou pegando aqui toda a questão de dados, direitinho, pela questão que ele diz que houve negligência. O paciente foi atendido, foi acolhido, foi conversado com a enfermagem e tudo mais, porém eu estou aguardando a liberação do prontuário, pra que eu possa realmente ter uma formatação a respeito do ocorrido, mas não houve negligência, é como se ele tivesse chegado aqui e não tivesse sido atendido, o atendimento foi realizado. Ele passou pela enfermagem, nós tempos o prontuário dele, que está sendo liberado. Ele passou pela parte assistencial.
Em nota, enviada ao Conectado News o InSaúde (Instituto Nacional de Pesquisa e Gestão), responsável pela gestão da Unidade de Pronto Atendimento do bairro Queimadinha, informou:
“O InSaúde – Instituto Nacional de Pesquisa e Gestão – responsável pela gestão da Unidade de Pronto Atendimento – Queimadinha, de Feira de Santana-BA, informa que está apurando todos os fatos relacionados com o atendimento ao paciente Lourenço de Jesus Anjos, ocorrido na data de 07 de Novembro de 2020. Assim que todos os relatórios médicos estiverem finalizados pela equipe técnica responsável, a imprensa será prontamente informada com a descrição dos fatos ocorridos.”
O conecatadonews.com.br, lamenta o ocorrido com o senhor Lourenço e cobra providencias por parte dos órgãos responsáveis.
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