Neoenergia Coelba remove 874 ligações irregulares de energia em locais turísticos da Bahia
A Neoenergia Coelba realizou uma ação de combate às ligações clandestinas em locais que recebem um maior fluxo de pessoas na estação de alta temporada, em especial nas regiões litorâneas e Chapada Diamantina. Batizada de Operação Verão Legal, a iniciativa removeu 874 irregularidades na Bahia nos últimos dois meses. A distribuidora estima que a energia recuperada nas ações foi superior a seis milhões de quilowatts/hora, suficiente para abastecer 100 mil residências durante 15 dias.
Na última semana, a Neoenergia Coelba realizou a operação em Saubara. Os profissionais da distribuidora fiscalizaram estabelecimentos comerciais e condomínios, resultando na remoção de 18 irregularidades. As unidades foram regularizadas, garantindo o fornecimento seguro na região.
A Neoenergia Coelba reforça que apenas eletricistas autorizados podem realizar intervenções na rede elétrica. As ligações clandestinas, por sua vez, são feitas por pessoas sem a devida capacitação para executar o serviço e não seguem os critérios de segurança necessários, colocando a vida das pessoas e a integridade da rede elétrica em perigo.
O principal risco relacionado às ligações clandestinas é o de choque elétrico. Por não ter a capacitação necessária e não utilizar os equipamentos de proteção coletivos e individuais, o infrator pode ter contato com a eletricidade e receber uma descarga, podendo vir a óbito. Além disso, os cabos e equipamentos utilizados podem não ter o isolamento indicado, gerando fuga de corrente e um risco elevado para toda a população.
Outro prejuízo causado pelas ligações clandestinas é a sobrecarga no sistema de energia. Toda a rede elétrica é construída com base em estudos técnicos e de engenharia que analisam a carga suportada pela rede elétrica. Como a ligação clandestina é feita à revelia da concessionária, essa demanda não dimensionada pode ocasionar uma sobrecarga e uma interrupção de energia que afeta todos os consumidores. A carga excedente pode vir a partir cabos e colocar as pessoas em risco.
Por isso, é importante que a população denuncie caso haja suspeita de furto de energia. As denúncias são feitas de forma anônima no site da distribuidora (www.neoenergia.com) ou pelo número 116.




