Brasil Feira de Santana

Mulheres negras feirenses participam da 2ª Marcha das Mulheres Negras em Brasília

Maria Isabel

Por Hely Beltrão

Acontece nesta terça (25) em Brasília/DF, a 2ª Marcha das Mulheres Negras, este ano abordando sobre reparação e bem viver. A primeira, em 2015, fez coro contra o racismo e pelo bem viver, com um número estimado em 100 mil mulheres negras.

Este ano, Feira de Santana se faz presente no evento, sendo representada por alunos e professores da UEFS (Universidade Estadual de Feira de Santana), Sindicatos e demais entidade do do Portal do Sertão. Direto de Brasília/DF, a professora Maria Isabel deu maiores detalhes ao Conectado News.

” A Marcha Nacional das Mulheres Negras na sede dos Três Poderes em Brasília/DF, este ano a Marcha vem discutir a questão do bem viver e reparação. Uma presença marcante do território Portal do Sertão, coordenado por Tânia e Lidinalva, da Rede de Mulheres Negras, Urânia Santa Bárbara, Carine Damasceno, Sindicato dos Professores da UNEB (Universidade Estadual da Bahia), da UFRB (Universidade Federal do Recôncavo), Central Única dos Trabalhadores (CUT), estamos aqui marchando pelas mulheres negras de Feira de Santana”.

Vânia – “Feira de Santana mais uma vez abrindo caminhos, saímos do maior entroncamento rodoviário do Norte e Nordeste para marchar em Brasília e reivindicar os nossos direitos, políticas públicas paras a mulheres negras, LGBTQIAPN+ e todo povo preto de Feira de Santana, marchar para mostrar que estamos vivos e resistindo, queremos o bem viver, é o nosso direito”.

Urânia Santa Bárbara

“Do Comitê da Marcha das Mulheres e Portal do Sertão, passando para dizer que Feira de Santana está aqui, marchando junto com mulheres do Brasil inteiro, por reparação e bem viver para todas as mulheres negras do município, que não tem acesso à educação de qualidade, que sofre com o feminicídio e outros tipos de violência, estamos em marcha pelas que virão e as que nos antecederam dando régua e compasso”. 

Maria Clara – “Sou uma jovem negra da comunidade quilombola da Lagoa Grande, distrito de Maria Quitéria, é muito importante para nós que somos jovens. Durante a vinda para Brasília conheci uma senhora que tem muitos anos de luta, me relatando que até tiro já tomou, participou de marchas, acampamentos. É preciso lutar agora para que a próxima geração não precise sofrer tanto”.

Hely Beltrão

Hely Beltrão

About Author

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may also like

Brasil

PF investiga movimentações milionárias em esquema de fraudes em concursos públicos

Inquérito mira candidatos que pagaram por aprovação; quebra de sigilo bancário foi autorizada pela Justiça A Polícia Federal (PF) avança
Brasil

Saiba o que foi conversado entre Lula e Trump na manhã desta segunda (6)

Fonte: SECOM/BR Crédito da Imagem: © Reuter/Yuri Gripas e Marcelo Camargo/Agência Brasil O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu