Morre Ieda Maria Vargas, primeira brasileira a vencer o Miss Universo
A primeira brasileira a conquistar o título de Miss Universo, Ieda Maria Vargas, morreu aos 80 anos nesta segunda-feira (22), em Gramado, na Serra Gaúcha. Ela estava internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Arcanjo São Miguel. A morte foi confirmada pela filha, Fernanda Vargas. Não foi divulgadas informações sobre a causa da morte, nem detalhes sobre o velório e o sepultamento.
Nascida em Porto Alegre, em 31 de dezembro de 1944, Ieda entrou para a história ao vencer os concursos de Miss Brasil e Miss Universo em 1963. Aos 18 anos, conquistou a coroa internacional em Miami Beach, nos Estados Unidos, tornando-se um dos maiores ícones da beleza brasileira no século XX.

Ieda contou que sua trajetória nos concursos começou em 1962, quando, aos 17 anos, foi eleita Rainha das Piscinas do Rio Grande do Sul. Na sequência, venceu os títulos de Miss Porto Alegre, Miss Rio Grande do Sul, Miss Brasil e, no ano seguinte, Miss Universo.
O reinado de Ieda terminou em 1º de agosto de 1964, quando passou a coroa para a grega Corinna Tsopei. Após viver por um período em Miami, ela se casou, em 1968, com José Carlos Athanázio, com quem teve dois filhos. Viúva desde 2009, mudou-se para Gramado e passou a levar uma vida reservada, distante da carreira artística.
Aos 55 anos, Ieda sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC), que afetou a memória e a fala, mas conseguiu se recuperar. Reconhecida por sua importância histórica, foi eleita uma das “20 personalidades gaúchas que marcaram o século XX”, em votação popular promovida pela RBS, ao lado de nomes como Mario Quintana, Elis Regina, João Goulart, Getúlio Vargas, Lya Luft e Erico Verissimo.




