Feira de Santana

Mobilização chama atenção dos moradores do bairro Cidade Nova para o combate à dengue

A manhã deste sábado (8) foi marcada por uma grande mobilização no bairro Cidade Nova. Agentes de combate às endemias saíram às ruas chamando a atenção dos moradores para a importância de eliminar focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. A ação fez parte do dia “D” de mobilização nacional contra a dengue. Durante o percurso, os agentes distribuíram panfletos educativos e, de forma lúdica, apresentaram personagens caracterizados como o mosquito. A iniciativa teve como objetivo reforçar que o combate ao vetor começa dentro das residências, com a colaboração de cada morador na eliminação de recipientes que possam acumular água. O grupo do InovaFeira também participou da ação, realizando visitas a pontos estratégicos para instalação de armadilhas inteligentes — tecnologia utilizada para monitorar e controlar a presença do mosquito. Coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a Secretaria de Serviços Públicos (Sesp), a mobilização contou ainda com o serviço de Bota Fora, permitindo que a população descartasse materiais inservíveis, como colchões, sofás, eletrodomésticos quebrados e geladeiras velhas. O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Matos, e a chefe da Divisão de Controle Epidemiológico, Verena Leal, acompanharam as atividades. “Essa é uma luta que precisa do envolvimento de todos. A Prefeitura tem feito sua parte com ações contínuas de limpeza, monitoramento e orientação, mas é fundamental que cada cidadão colabore, cuidando de seu quintal e evitando o acúmulo de água parada. Só assim vamos reduzir os índices de infestação e proteger a saúde da população”, destacou o secretário Rodrigo Matos. A Cidade Nova está entre as áreas do município com Índice de Infestação Predial superior a 1%, o que, segundo o Ministério da Saúde, representa risco médio para proliferação do Aedes aegypti. O Dia “D” de mobilização também foi oportunidade para atualizar a caderneta de vacinação. O Vacimóvel da Secretaria de Saúde esteve estacionado em frente ao CSU, oferecendo vacinas de rotina e orientações à população. Também presentes o secretário de Serviços Públicos, Justiniano França, e a superintendente de Vigilância em Saúde da Sesab (Secretaria Estadual de Saúde), Rívia Barros.

A manhã deste sábado (8) foi marcada por uma grande mobilização no bairro Cidade Nova. Agentes de combate às endemias saíram às ruas chamando a atenção dos moradores para a importância de eliminar focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. A ação fez parte do dia “D” de mobilização nacional contra a dengue.

Durante o percurso, os agentes distribuíram panfletos educativos e, de forma lúdica, apresentaram personagens caracterizados como o mosquito. A iniciativa teve como objetivo reforçar que o combate ao vetor começa dentro das residências, com a colaboração de cada morador na eliminação de recipientes que possam acumular água.

O grupo do InovaFeira também participou da ação, realizando visitas a pontos estratégicos para instalação de armadilhas inteligentes — tecnologia utilizada para monitorar e controlar a presença do mosquito.

Coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a Secretaria de Serviços Públicos (Sesp), a mobilização contou ainda com o serviço de Bota Fora, permitindo que a população descartasse materiais inservíveis, como colchões, sofás, eletrodomésticos quebrados e geladeiras velhas. O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Matos, e a chefe da Divisão de Controle Epidemiológico, Verena Leal, acompanharam as atividades.

“Essa é uma luta que precisa do envolvimento de todos. A Prefeitura tem feito sua parte com ações contínuas de limpeza, monitoramento e orientação, mas é fundamental que cada cidadão colabore, cuidando de seu quintal e evitando o acúmulo de água parada. Só assim vamos reduzir os índices de infestação e proteger a saúde da população”, destacou o secretário Rodrigo Matos.

A Cidade Nova está entre as áreas do município com Índice de Infestação Predial superior a 1%, o que, segundo o Ministério da Saúde, representa risco médio para proliferação do Aedes aegypti.

O Dia “D” de mobilização também foi oportunidade para atualizar a caderneta de vacinação. O Vacimóvel da Secretaria de Saúde esteve estacionado em frente ao CSU, oferecendo vacinas de rotina e orientações à população.

Também presentes o secretário de Serviços Públicos, Justiniano França, e a superintendente de Vigilância em Saúde da Sesab (Secretaria Estadual de Saúde), Rívia Barros.

Mayara Nayllanne

About Author

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may also like

Foto: DIvulgação
Feira de Santana

Professor da Estadual é investigado por suspeita de assédio sexual contra aluna de 14 anos

Um professor lotado na seção que atende crianças e adolescentes neurodivergentes ou com necessidades especiais da Colégio Estadual Georgina de
Feira de Santana

“Não há elementos que justifiquem a manutenção do flagrante”, diz presidente do sindicato da PRF, sobre soltura de inspetora acusada de injúria racial

Crédito da Imagem: Onildo Rodrigues Por Hely Beltrão A inspetora da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Michele Alencar, 44 anos, presa em