Mesmo com rejeição parecida, Lula supera Flávio Bolsonaro em apoio para 2026
Um levantamento divulgado pelo instituto Paraná Pesquisa nessa quinta-feira (29), mostra que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Flávio Bolsonaro (PL) têm níveis semelhantes de rejeição para a eleição presidencial de 2026. Por outro lado, o petista conta com um número maior de “apoiadores convictos” que o senador.
A primeira pergunta feita pelo Paraná Pesquisa trata do grau de conhecimento dos eleitores sobre os potenciais candidatos à Presidência. Segundo o levantamento, 82,1% dos entrevistados marcaram a opção “conhece bem” quando questionados sobre a candidatura de Lula, contra 16,1% que dizem apenas ter “ouvido falar”. Os que dizem desconhecer Lula são 1,9%.
No caso de Flávio, 34,9% dizem conhecer bem o senador, contra 52,7% dos que apenas ouviram falar sobre o político. Outros 2,4% dizem não saber quem é o parlamentar.
Em seguida, o instituto mediu a rejeição e o potencial de voto para Lula e Flávio entre aqueles eleitores que possuem algum conhecimento sobre eles. E os resultados foram:
Lula
Com certeza votaria nele para presidente: 31,5%
Poderia votar nele para presidente: 22,3%
Não votaria nele de jeito nenhum para presidente: 45,3%
Não sabe/não opinou: 0,9%
Flávio Bolsonaro
Com certeza votaria nele para presidente: 26,3%
Poderia votar nele para presidente: 28,1%
Não votaria nele de jeito nenhum para presidente: 44,7%
Não sabe/não opinou: 0,9%
Avaliação de Ratinho Jr. e Tarcísio de Freitas
O Paraná Pesquisas também mediu os índices dos governadores do Paraná, Ratinho Jr. (PSD), e de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). O paranaense é um dos pré-candidatos do PSD para a corrida presidencial deste ano. Já o chefe do governo paulista é apontado como uma das opções da direita, mas tem dito que não vai disputar o Palácio do Planalto para tentar a reeleição em São Paulo.
O levantamento aponta que dois governadores são mais desconhecidos do que Lula e Flávio. De acordo com a pesquisa, 31,3% dizem não saber quem é Ratinho, e 22,7% relataram que desconhecem Tarcísio.
Entre os que ao menos já ouviram falar nos políticos, 33,8% dizem que não votariam em Ratinho Júnior e 36,1% rejeitam a candidatura de Tarcísio. Apoiadores convictos somam 5,3% no caso do governador do Paraná e 15,1% no caso do chefe do Executivo paulista. Eleitores em potencial somam 60% para o pessedista e 48,1% para o republicano.
O instituto entrevistou 2.080 pessoas dos 26 estados e do Distrito Federal, entre os dias 25 e 28 de janeiro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o nº BR-08254/2026.




