Mundo

Mercado de café segue pressionado apesar de alívio com suspensão de tarifas nos EUA

Mercado de café

Mesmo com a suspensão, em 20 de novembro, das tarifas adicionais de 40% aplicadas pelos Estados Unidos ao café brasileiro, medida que excluiu apenas o café solúvel, o mercado internacional da commodity continua operando sob forte pressão. A retirada das taxas trouxe um primeiro impacto de queda nas cotações, mas fatores estruturais mantêm o cenário de oferta apertada e preços sustentados no curto prazo.

O alívio tarifário derrubou inicialmente o preço do arábica para o menor nível em dois meses. Nos dias seguintes, porém, as cotações voltaram a subir. A reação está diretamente ligada à combinação de estoques reduzidos e ao comportamento mais cauteloso dos produtores brasileiros, que têm evitado negociar grandes volumes da safra 2025/2026. “Esse comportamento reforça a percepção de que, mesmo com o alívio tarifário, a oferta disponível para exportação continua limitada”, explica Laleska Moda, analista de café da Hedgepoint.

Os números confirmam a tendência de aperto. Os estoques certificados de arábica terminaram a última semana em 406,9 mil sacas, queda de 54,96% no acumulado do ano. No robusta, o volume também recuou, chegando a 755 mil sacas. A situação é semelhante entre consumidores importantes: na União Europeia, o volume armazenado caiu para 7,8 milhões de sacas, o menor desde maio; no Japão, a tendência é a mesma.

Para Laleska Moda, o fim das tarifas impostas pelos EUA representa um passo importante, mas insuficiente para alterar, por ora, a estrutura de preços. “Os estoques continuam em níveis historicamente baixos. Além disso, atrasos na colheita do Vietnã e a postura cautelosa dos produtores brasileiros devem manter suporte aos valores no curto prazo”, avalia a especialista. 

Mayara Nayllanne

About Author

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may also like

Mundo

“Tempestade do século”: furacão Melissa atinge a Jamaica com ventos de quase 300 km/h e deixa mortos

Foto: National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA) A Jamaica enfrenta nesta terça-feira (28) um dos piores desastres naturais da sua
Mundo

Reencontro histórico: Papa Leão XIV e Rei Charles III rezam juntos na Capela Sistina após cinco séculos

Divulgação: @VATICAN MEDIA Um momento marcante para a história do cristianismo foi vivido na manhã desta quinta-feira (23), no Vaticano. Pela