Governo da Bahia inaugura maior teatro do interior do estado em Feira de Santana
Por Luiz Santos e Hely Beltrão
O governador do estado, Jerônimo Rodrigues (PT) e sua comitiva, estiveram em Feira de Santana na noite desta quarta (10) para inaugurar o novo teatro da UEFS (Universidade Estadual de Feira de Santana). O novo espaço conta com 931 lugares, iluminação cênica, difusores, paredes acústicas, telas de projeção, plataforma elevatória para acesso ao palco, sala de ensaio, podcast, camarim, sistema de sonorização e climatização, entre outros recursos. Ao Conectado News, o presidente da Conder (Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia) disse que o valor da obra foi de R$ 15 milhões de reais, recursos próprios do governo do Estado.

“Foi um investimento de mais de R$ 15 milhões de reais, porém, mais do que o investimento e o concreto que foi colocado é o sentimento do dever realizado, do cumprimento das política públicas do estado da Bahia, da Educação, Cultura, dando resultado, o governador Jerônimo Rodrigues foi muito feliz quando pegou esse teatro que antes era de cadeira de plástico e transformou no maior teatro do interior do estado, com 931 lugares, com acessibilidade, climatização, para atender Feira e região. A obra foi feita totalmente com recursos do Governo do Estado da Bahia”.
O governador Jerônimo Rodrigues ressaltou o potencial de uso do local para turismo de negócios e para desafogar o Centro de Convenções ao lado do shopping, que segundo ele, tem recebido muitos pedidos para realização de eventos.

“O Centro de Convenções inaugurado ao lado do shopping, a fila é grande para eventos, é possível que a reitora vá designar um plano de uso, já há datas programas com 1 ano de antecedência, por isso, é preciso que o setor empresarial se sinta mais uma vez parceiro da universidade, que deverá fazer um planejamento com rede de hotelarias e negócios, possa utilizar para eventos, e também realizar projetos com o intuito de facilitar o acesso”.
A reitora da Universidade, Amali Mussi confirmou o agendamento de eventos para o próximo ano e a contribuição do novo equipamento para a cultura e educação.

“Trazer eventos nacionais e internacionais, fortalecer a relação com a educação básica e oferecer para a comunidade feirense a qualidade que ela merece, por que a cultura transforma vidas, é um equipamento que contribui para a emancipação do homem, transformação social, pela formação mais humanizada. Precisaremos de uma equipe para administrar, mas o teatro será aberto para todos. Teremos para o ano que vem a reunião do Conselho Estadual de Educação e credenciamento institucional que acontecerá neste teatro e a nossa aula magna”.
Ainda sobre a obra, uma placa com nomes dos operários que atuaram na reforma do Teatro foi colocada em local visível. Sobre isso, Roberto de Santana Mendes, que trabalha na construção civil desde criança, disse se sentir emocionado, pois este tipo de homenagem não é algo comum. “É uma emoção boa, pois na construção civil não se vê homenagem ao operário, isso é muito gratificante. Atuo na construção civil desde pequeno”.
José de Jesus Santos
“Feliz por trabalhar na construção civil e ter homenagem”.





