Funcionamento do comércio de Feira de Santana nos feriados de novembro segue sem definição
De acordo com Marcos Silva, presidente do SICOMFS, até o momento não houve acordo com o Sindicato do Comérciários
Por Luiz Santos e Hely Beltrão
Teremos no mês de novembro 3 feriados, sendo 2 destes, em dias em que o comércio funciona normalmente, neste caso o dia 15 de novembro, feriado da Proclamação da República e 20 de novembro, Dia da Consciência Negra. Porém, até o momento, não houve acordo com o SECOFS (Sindicato dos Empregados do Comércio de Feira de Santana) e o funcionamento do comércio no município nestes dois dias segue indefinido, conforme relatou Marcos Silva, presidente do SICOMFS (Sindicato do Comércio de Feira de Santana), em entrevista ao Conectado News.
“É o período mais importante do comércio, Black Friday próximo do natal, onde se avalia se o comércio atingiu realmente suas metas no ano ou se teremos dificuldades, a expectativa é muito positiva, mas também de muita atenção”.
Expectativa de vendas
“Os trabalhos de economia da FECOMÉRCIO (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) projeta para a Bahia um crescimento de 9%, porém, Feira de Santana tem obtido resultados acima da média do estado nos últimos anos. Estamos preocupados porque ainda não temos as definições a respeito dos horários de natal, feriados de novembro, estamos negociando isso, esperamos um crescimento de no máximo 10%”.
Funcionamento do comércio nos feriados de novembro
“Essa é a nossa principal preocupação, por que buscamos trabalhar com a previsibilidade e segurança jurídica, ainda não temos definição de funcionamento no sábado (15), dia mais importante do comércio, antes era a segunda, mesmo com o horário reduzido, o sábado é o dia em que as pessoas têm mais tempo para circular, principalmente Centro da cidade e shoppings, ainda não temos definido nada, se vai funcionar ou não, tentamos realizar o acordo semana passada, mais uma vez, não foi possível, para se ter ideia, em 2024, já tínhamos negociado isso desde o mês de outubro. Na próxima semana, temos o feriado do Dia da Consciência Negra, no dia 20, sabemos que para Feira de Santana o funcionamento do comércio é fundamental, principalmente porque concorremos com setores internacionais, que não estão sujeitos a feriados ou dias santos”.
Dificuldades de Negociação
“Sempre negociamos isso antes da convenção coletiva, pois requer urgência, uma vez que a convenção vigora por 1 ano, por conta desse prazo, pode ser feito com mais calma, o que não acontece com o feriado, pois cada dia em que não se chega a um acordo, gera insegurança jurídica, instabilidade, não só para quem vai trabalhar, algo em cima da hora as empresas não conseguem se organizar, a imprensa não consegue divulgar, o Sindicato dos Comerciários (SECOFS) só quis negociar os feriados após negociar os demais itens da convenção coletiva, algo que não é possível”.



