Filhos de Ghandy: 77 anos de tradição no Carnaval de Salvador
Por Luiz Santos e Hely Beltrão
Aconteceu na tarde deste domingo (25), no Pelourinho em Salvador, o ensaio do tradicional bloco Afoxé Filhos de Ghandy, que este ano comemora 77 anos de existência. No ensaio, se apresentarão Filhos de Gandhy, Gerônimo Santana e Orisun, além das participações especiais de Gabriel Mercury, Alexandre Peixe, Afrocidade e Daniela Mercury.
Ao Conectado News, Gerônimo Santana, grande nome da música baiana com inúmeros sucessos, disse estar honrado em participar da festa.

“Me sinto honrado em participar dessa festa, e esperamos fazer também em Feira de Santana, que também tem uma vertente do Gandhi, porque são pessoas que promovem a paz e a tranquilidade, via filhos de Ghandi, toca a zabumba por que a terra é nossa”.
Ao ser indagado sobre o que estava preparando para o carnaval, Gerônimo disse ainda não saber, pois ainda não sabe onde fará as apresentações, devido a um atraso na comunicação da Prefeitura e do Governo do Estado.
“Eu não sei, por que tem tanta gente com a música do carnaval e por isso não tenho nada preparado, espero aparecer de supetão, se me deixarem passar, vou atropelar. Não sei nem quais são as datas por que o governo do Estado e a Prefeitura não tomaram decisão ainda sobre os locais das apresentações, é sempre assim, na última hora é que as coisas acontecem”.
Tema do Carnaval – homenagem ao Samba
“Digo ao folião, que se quiserem, eu toco samba, e o que eu tenho preparado, acho que é bom de pegar”.
Crítico dos estilos musicais atuais, Gerônimo foi questionado o motivo de tocar Arrocha, ao qual respondeu, que diferente do que muitos pensam, o ritmo que hoje faz muito sucesso na verdade é muito mais antigo do que as pessoas pensam.
“O Arrocha é muito mais antigo do que os 40 anos do trio elétrico e do Axé, o Arrocha nada mais é do que um bolero, algo que todo mundo dança, pessoas da minha idade para baixo, conhecem o que é bolero, da minha idade para cima, já tem tanta consciência do que é, pois apenas coloquei os mesmos elementos que os outros colocam, então, tenho direito também”.
Presidente do Filhos Ghandy Gilsoney de Oliveira

“Graças a Deus está tudo em ordem, estamos fazendo o nosso calendário religioso e festivo, com o pessoal da paz, no dia 2 de fevereiro estaremos em Itapuã, no próximo sábado (31), com bloco, estaremos na avenida no domingo (15), na segunda (16) na Barra, terça (17) e na quarta (18) quarta-feira de cinzas, que será uma data muito importante por ser o aniversário dos Filhos de Ghandy. Pediremos a Deus, Olodum, que nos dê força, para manter esse bloco de tradição, cultura e paz, levar essa beleza plástica para a avenida e curtir um bom Carnaval”.
Tema do bloco para 2026
“As vendas já estão se encerrando, o tema é Comunicação, Caminho e Exú, mantemos sempre estes temas que são ligados à religião”.
Inclusão de mulheres
“É uma questão que vamos falar do fundamento, da tradição de quando o bloco foi fundado, respeitamos as mulheres, fazemos a campanha da não violência, contra o feminicídio, mas , no espaço que saem os homens as mulheres não deixam de acompanhar, de algum lugar elas estarão batendo palmas, porque essa é a beleza dos Filhos de Ghandy, tradição há 77 anos”.










