Polícia

Cidade do sudoeste lidera redução de crimes violentos e se torna a cidade mais segura da Bahia

Foto: Divulgação/Polícia Militar

A Polícia Militar da Bahia divulgou, nesta terça-feira (6), os indicadores criminais referentes ao fechamento do ano de 2025, revelando um cenário de queda acentuada na violência no interior do estado. O destaque absoluto do balanço foi o município de Vitória da Conquista, que registrou uma redução de 55,8% nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI). Com base nos indicadores oficiais da Secretaria de Segurança Pública, a cidade consolidou-se como a mais segura para se viver em solo baiano no último ano.

Os dados estatísticos mostram uma reversão na tendência de alta que vinha sendo observada nos anos anteriores. Em 2023, Vitória da Conquista havia contabilizado 79 homicídios, número que recuou levemente para 77 em 2024. No entanto, o ano de 2025 encerrou com apenas 34 ocorrências dessa natureza, atingindo o menor patamar da série histórica recente.

No recorte regional, o Comando de Policiamento Regional (CPR) Sudoeste acompanhou o movimento positivo, apresentando uma queda de 39% nos crimes violentos apenas no mês de dezembro e uma redução de 19% no acumulado total do ano.

Segundo a corporação, o avanço nos índices de segurança é fruto da nova filosofia de gestão implementada pelo Comando Geral da PMBA, sob a liderança do Coronel PM Antônio Carlos Silva Magalhães. A estratégia prioriza o policiamento de proximidade, a presença ostensiva em pontos críticos e a integração de inteligência. 

Mayara Nayllanne

About Author

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may also like

Polícia

PRF apreende mais de meia tonelada de maconha em rodovia baiana

Mais de meia tonelada de maconha foi encontrada em um caminhão durante uma ação da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em
Justiça Polícia

MPBA pede prisão preventiva de PMs envolvidos em morte de jovem de 19 anos no bairro da Engomadeira em Salvador

Crédito da Imagem: Reprodução Fonte> MPBA Três policiais militares envolvidos na morte de Ana Luiza Silva dos Santos de Jesus,