Baianão 2026 terá menos jogos e novo modelo
O Campeonato Baiano 2026 vem aí com mudanças importantes! O novo formato foi definido nesta segunda-feira (3), durante a reunião do Conselho Técnico da Federação Bahiana de Futebol (FBF), realizada em Salvador. O encontro contou com a presença dos representantes dos dez clubes que disputarão a próxima edição do torneio.
O Baianão, considerado o maior campeonato estadual do Norte e Nordeste, terá 11 rodadas no total, em respeito ao calendário nacional definido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Novo formato de disputa
A primeira fase será disputada em pontos corridos, com todos os times jogando entre si em turno único. Os quatro primeiros colocados avançam para as semifinais, enquanto os dois últimos serão rebaixados para a Série B de 2027.
Nas semifinais, os confrontos serão:
- Grupo 2: 1º x 4º
- Grupo 3: 2º x 3º
Os jogos serão únicos, com mando de campo dos melhores colocados. Se der empate, a decisão vai para os pênaltis. A final também será em jogo único, na casa do time com melhor campanha.
Renda dividida e custos pagos pela FBF
As rendas das semifinais e da final serão divididas igualmente entre os clubes participantes, após os custos operacionais. Além disso, a FBF vai bancar as taxas de arbitragem de toda a competição.
Quando começa
O campeonato começa no dia 10 de janeiro e termina em 7 ou 8 de março de 2026. A 1ª fase terá nove rodadas, e as duas fases finais terão uma rodada cada.
Estádios e gramados
Os estádios usados no Baianão precisarão ter capacidade mínima de 1.900 torcedores nas fases iniciais e 4 mil lugares sentados para a final.
Uma comissão especial foi criada para acompanhar as condições dos gramados, com representantes da FBF, Bahia, Vitória, Jacuipense, Juazeirense e Porto.
VAR garantido
O árbitro de vídeo (VAR) será usado nas semifinais, na final e nos clássicos Ba-Vis, garantindo mais segurança nas decisões da arbitragem.
Vagas nacionais
- Copa do Brasil 2027: Campeão, vice e terceiro colocado do Baianão.
- Brasileirão Série D 2027: Três melhores colocados que não joguem outras divisões do nacional.
- Copa do Nordeste 2027: Campeão e vice do Baianão. A terceira vaga ficará com o clube baiano mais bem colocado no Ranking Nacional de Clubes da CBF.
Clubes participantes
Atlético, Bahia, Barcelona, Bahia de Feira, Galícia, Jacuipense, Jequié, Juazeirense, Porto e Vitória.
O Baianão 2026 promete ser curto, intenso e cheio de emoção, com decisões rápidas, renda dividida e uso da tecnologia para deixar o futebol ainda mais justo.
Com informações da Federação Bahiana de Futebol (FBF).




