Saúde

Anvisa suspende circulação de canetas emagrecedoras irregulares

Foto: Freepik

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu, nesta quinta-feira (20), a circulação de diversas canetas emagrecedoras divulgadas na internet por não terem registro sanitário no Brasil. Sem avaliação oficial, não há comprovação de qualidade, eficácia ou segurança, impedindo fabricação, venda, importação e promoção desses produtos.

A decisão abrange itens apresentados como agonistas de GLP-1, usados para fins estéticos e comercializados irregularmente, incluindo T.G. 5, Lipoless, Lipoless Eticos, Tirzazep Royal Pharmaceuticals e T.G. Indufar. A proibição foi motivada pelo aumento da oferta em redes sociais e plataformas digitais, prática proibida para medicamentos.

Mesmo importações pessoais ficam barradas, mesmo com prescrição médica. Produtos sem registro não têm rastreabilidade, acompanhamento ou garantia de segurança, e rótulos ou bulas em língua estrangeira aumentam risco de uso incorreto. Itens falsificados ou adulterados fogem do controle da Anvisa.

A agência reforça que apenas medicamentos registrados e prescritos por profissionais habilitados podem ser usados com segurança. Consumidores devem desconfiar de promessas de emagrecimento na internet e nunca comprar produtos sem registro ou receita.

Mayara Nayllanne

About Author

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may also like

Feira de Santana Saúde

HGCA reforça importância do atendimento rápido no Dia Mundial de Prevenção ao AVC

Imagem e Texto: Ascom O Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), referência em atendimento a vítimas de Acidente Vascular Cerebral (AVC)
Feira de Santana Saúde

Terceirizados da saúde em Feira denunciam atraso no pagamento do vale refeição

Foto: Reprodução Um funcionário da IDS (Instituto de Desenvolvimento Social do Brasil), que presta serviço na área de saúde em