Mundo

Alerta: 2025 deve ser o segundo ano mais quente já registrado, aponta relatório da ONU

Foto: Reprodução / Dvidshub

O ano de 2025 deve ficar marcado como o segundo ou terceiro mais quente da história, segundo dados da Organização Meteorológica Mundial (OMM) divulgados na COP30, em Belém.

De janeiro a agosto, a temperatura média da Terra ficou 1,42°C acima da média pré-industrial, o que reforça o avanço do aquecimento global. O relatório também aponta que os últimos 11 anos (de 2015 a 2025) foram os mais quentes já registrados desde o início das medições, há 176 anos.

A secretária-geral da OMM, Celeste Saulo, alertou que será quase impossível manter o aumento da temperatura global abaixo de 1,5°C sem uma redução imediata das emissões de gases de efeito estufa.

O documento ainda mostra o aumento do calor nos oceanos, a redução do gelo no Ártico e na Antártida, e o avanço do nível do mar, além do impacto direto em eventos extremos como enchentes, ondas de calor e incêndios florestais.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, fez um apelo urgente:

“Devemos agir agora, com rapidez e em grande escala, para evitar danos irreversíveis.”

Com informações da Agência Brasil.

Naldo Almeida

About Author

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may also like

Mundo

“Tempestade do século”: furacão Melissa atinge a Jamaica com ventos de quase 300 km/h e deixa mortos

Foto: National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA) A Jamaica enfrenta nesta terça-feira (28) um dos piores desastres naturais da sua
Mundo

Reencontro histórico: Papa Leão XIV e Rei Charles III rezam juntos na Capela Sistina após cinco séculos

Divulgação: @VATICAN MEDIA Um momento marcante para a história do cristianismo foi vivido na manhã desta quinta-feira (23), no Vaticano. Pela