Polícia

Polícia Civil resgata animal em nova fase da Operação Guardiões da Vida Animal em Feira de Santana

Foto: Divulgação

A Polícia Civil da Bahia deflagrou, na manhã desta sexta-feira (09), a 3ª fase da Operação Guardiões da Vida Animal, reforçando o compromisso institucional com a proteção dos animais e o enfrentamento aos crimes de maus-tratos no município de Feira de Santana.

A ação foi coordenada pela 1ª COORPIN, por meio das equipes do Serviço de Investigação (SI) da 1ª e 2ª Delegacias Territoriais, com a participação de representantes da OAB, protetores independentes de animais e apoio técnico veterinário.

As diligências ocorreram simultaneamente em diversos bairros da cidade, a partir de denúncias formalizadas junto à Polícia Civil.

Durante a operação, os policiais averiguaram ocorrências nos bairros Conjunto Feira X, Jardim Acácia, Tomba, Sítio Novo, Conceição e Mangabeira, com foco na apuração de condutas previstas no art. 32, § 1º, da Lei nº 9.605/1998, com as alterações da Lei nº 14.064/2020, que endureceu as penas para crimes de maus-tratos contra animais.

No Conjunto Feira X, foi constatado um imóvel fechado, com indícios de abandono, forte odor de urina e fezes e a presença de dois cães soltos, sem responsáveis no local. Informações adicionais estão sendo levantadas para adoção de medidas posteriores.

Já no bairro Jardim Acácia, a denúncia de funcionamento de canil clandestino foi apurada e, após vistoria técnica, verificou-se que os animais estavam bem cuidados, em baias limpas e com rotina adequada de soltura. O médico veterinário apontou necessidade de melhoria na ventilação do espaço, compromisso que foi assumido pelo responsável no prazo de 15 dias.

No bairro Tomba, a equipe apurou denúncia envolvendo um gato supostamente mantido preso por corda. No local, não foi encontrado nenhum animal, sendo esclarecido pela moradora que a contenção teria sido provisória, antes da castração, e que o gato já havia sido adotado.

No bairro Sítio Novo, após denúncia de maus-tratos contra uma cadela, ficou constatado que o animal havia sido resgatado recentemente da rua, encontrava-se bem alimentado e saudável, estando a contenção temporária relacionada à segurança do animal em via pública de grande fluxo.

A ocorrência mais grave foi registrada no bairro Conceição, onde a Polícia Civil realizou o resgate de um cão da raça Pitbull, deixado em situação de abandono após a mudança dos tutores. Os responsáveis não foram localizados, sendo expedidas intimações para oitiva.

No bairro Mangabeira, a equipe policial encontrou um casal de cães da raça Pitbull em situação de vulnerabilidade, abandonados após a separação dos tutores. Devido ao comportamento agressivo dos animais, o resgate imediato não foi possível, mas foram fornecidos água e alimentação, além da adoção das providências legais cabíveis.

Mayara Nayllanne

About Author

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may also like

Polícia

PRF apreende mais de meia tonelada de maconha em rodovia baiana

Mais de meia tonelada de maconha foi encontrada em um caminhão durante uma ação da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em
Justiça Polícia

MPBA pede prisão preventiva de PMs envolvidos em morte de jovem de 19 anos no bairro da Engomadeira em Salvador

Crédito da Imagem: Reprodução Fonte> MPBA Três policiais militares envolvidos na morte de Ana Luiza Silva dos Santos de Jesus,