Flávio Bolsonaro confirma que será candidato a presidência em 2026
O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) é o nome escolhido por Jair Bolsonaro para ser o candidato do Partido Liberal (PL) à Presidência da República em 2026. A indicação foi confirmada pelo próprio senador e ratificada pela liderança do partido nesta sexta-feira (5).
A decisão surge em meio à prisão de Jair Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado e seu consequente impedimento de disputar eleições, após condenações do STF e do TSE. A situação vinha gerando uma disputa pelo capital político do ex-presidente, que tinha entre os cotados o nome do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Flávio Bolsonaro oficializou a missão nas redes sociais, declarando: “É com grande responsabilidade que confirmo a decisão da maior liderança política e moral do Brasil, Jair Messias Bolsonaro, de me conferir a missão de dar continuidade ao nosso projeto de nação”.
A escolha foi prontamente endossada pela cúpula do partido. Valdemar Costa Neto, presidente do PL, confirmou após conversa com o senador. “Bolsonaro falou, está falado. Estamos juntos”, disse Valdemar.
O apoio familiar também foi assegurado. O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que chegou a se colocar como pré-candidato, afirmou a aliados que apoia “100%” a candidatura do irmão. Aliados de Flávio indicam que o ex-presidente externou o desejo em conversas com o filho, a quem também designou como seu representante político durante o período de reclusão.
Em linha com as orientações do pai, Flávio deve intensificar sua projeção, com planos de ampliar a participação em eventos públicos e desenvolver estratégias com foco em ações estaduais. Em sua primeira manifestação como pré-candidato, Flávio criticou a gestão do presidente Lula, que deve buscar a reeleição em 2026, citando problemas como a alta de impostos e a situação dos aposentados.
Flávio Bolsonaro é o filho mais velho de Jair Bolsonaro, tem 44 anos. Ele é empresário e advogado. Foi deputado estadual no Rio e, em 2018, eleito senador pelo PL. O mandato dele no Senado termina em 2027. O senador é reconhecido dentro da Casa e ter um perfil “mais político” em comparação direta aos outros filhos de Jair Bolsonaro.




