Bahia

Passageiro é flagrado em Salvador com 222 adesivos de Mounjaro no corpo; caso expõe avanço de manipulações irregulares

Foto: Divulgação/Receita Federal

Mais de 200 adesivos do medicamento Mounjaro foram identificados e apreendidos no corpo de um passageiro no aeroporto de Salvador. Segundo a Receita Federal, o material provavelmente seria usado em medicamentos manipulados em Salvador.

Ao todo, foram 222 adesivos encontrados escondidos no corpo do passageiro que desembarcou de um voo da Tap no último dia 15 de novembro.

Apenas um laboratório no Brasil tem autorização da Anvisa para produzir e comercializar em larga escala a substância no Brasil, porém também é permitida manipulação individual para que doses específicas sejam prescritas.

Mas, na última sexta-feira (28), após uma operação da Polícia Federal desarticular um grupo que produzia irregularmente a tirzepatida (substância do Mounjaro), entidades médicas solicitaram que a Anvisa suspenda cautelarmente a fabricação, comercialização, distribuição e prescrição de versões manipuladas de canetas emagrecedoras. O pedido diz respeito a todas as versões manipuladas e injetáveis contendo tirzepatida, semaglutida (já oficialmente proibida), retatrutida ou outros agonistas de GLP-1, GIP ou peptídeos correlatos.

Segundo a PF, no caso do grupo desarticulado, que incluía o médico baiano Gabriel Almeida, há indícios de produção em larga escala e em condições irregulares. Ele é apontado como um dos principais nomes no esquema de falsificação de Mounjaro.

A febre das canetas emagrecedoras – originalmente criadas para tratar diabetes e depois obesidade – tem desencadeado uma série de episódios envolvendo não só produção e comercialização irregular, como também assaltos a farmácias e contrabando.

Mayara Nayllanne

About Author

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may also like

Bahia

Veículo que transportava pacientes sofre incêndio em rodovia estadual

Redação Conectado News Na manhã desta segunda-feira (6), um veículo tipo Van, pertencente a uma clínica privada de Santo Antônio
Bahia

”É muito importante que o Ministério Público fiscalize o trabalho da polícia” afirma o secretário de Justiça da Bahia

O secretário de Justiça e Direitos Humanos, Felipe Freitas, voltou a manifestar sua opinião sobre a importância do monitoramento da