Qual é o objetivo de uma autoridade divulgar desinformação?
Por Luiz Santos, radialista e jornalista
O Brasil vive um bom momento no quesito geração de empregos, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A taxa de desemprego no Brasil no trimestre encerrado em setembro de 2025 foi de 5,6%, o menor nível registrado na série histórica iniciada em 2012.
Os dados para o trimestre móvel que inclui outubro de 2025, ou seja, agosto, setembro e outubro de 2025 ainda não foram divulgados pelo IBGE. As informações mais recentes, referentes ao trimestre encerrado em setembro, foram publicadas em 31 de outubro de 2025.
A queda no índice de desemprego deve ser motivo de comemoração para todos nós. Até pouco tempo estávamos vivendo um momento no qual o número de desempregados e dasalentados – aqueles que não acreditavam mais na oportunidade de emprego -, o que mexe com a economia brasileira, e hoje, finalmente, as coisas estão melhorando.
Contra fatos, não há argumentos. Hoje em dia quando se faz uma visita ou passa pelas proximidades de algumas empresas sempre se observa placas anunciando vagas de empregos. No entanto, mesmo com os dados do IBGE apontando o crescimento do número de empregados, algumas autoridades parecem não querer enxergar a verdade e preferem divulgar desinformação, ou seja, fake news.
Esta semana o Conectado News (CN) entrevistou uma autoridade municipal que fez questão de afirmar que “enquanto Feira de Santana cresce no índice de emprego, o Brasil aumentou o desemprego”, o que é, de acordo com os dados, uma grande inverdade. Diante de comportamentos assim, a pergunta que fica no ar é: passar essa informação como uma verdade é algo intencional ou é desinformação mesmo?
Independente de ideologia política, uma pessoa considerada como autoridade tem, no mínimo, obrigação de divulgar a informação correta e não falar baseado em achismo. Em outras palavras, caso não tenha conhecimento do assunto, é recomendável pesquisar antes de conceder entrevista.
Caso contrário, isto é, dar entrevista com informações que não condizem com a verdade, há que se perguntar: qual é o objetivo de uma autoridade em divulgar desinformação?




