Brasil Política

Ministra Gleisi diz que governo é contra projeto que equipara facções a terroristas e dispara: “Pode abrir brecha para intervenção estrangeira”

Foto: José Cruz/Agência Brasil

A ministra Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais) causou polêmica nesta quarta-feira (5) ao afirmar que o governo federal é totalmente contra o projeto de lei que coloca facções criminosas na mesma categoria de grupos terroristas.

Segundo Gleisi, a proposta “abre brecha para que outros países possam intervir no Brasil”, já que o terrorismo tem caráter político e ideológico segundo tratados internacionais.

“Terrorismo tem objetivo político e ideológico, e pela legislação internacional, dá guarida para que outros países possam fazer intervenção no nosso país”, declarou a ministra após um encontro com prefeitos do Ceará.

O projeto, de autoria do deputado Danilo Forte (União Brasil-CE), propõe equiparar o crime de facção criminosa ao de terrorismo, o que endureceria penas e ampliaria o poder de investigação. O texto também altera pontos da Lei Antifacção, proposta do governo Lula, que cria o crime de “organização criminosa qualificada”, com penas que podem chegar a 30 anos de prisão.

A fala de Gleisi veio logo após Forte pedir que seu texto fosse analisado junto ao projeto do governo, o que gerou tensão entre aliados e oposição. A votação estava marcada para esta terça-feira (4) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), mas foi adiada por pressão do Planalto.

O governo aposta na chamada PEC da Segurança, que propõe fortalecer o Sistema Único de Segurança Pública (Susp) e criar diretrizes nacionais para as forças de segurança.

“Já temos leis rigorosas contra facções. O que queremos é fortalecer o sistema e fazer operações integradas”, completou Gleisi.

A fala da ministra deixou o clima ainda mais tenso no Congresso, dividindo opiniões sobre até onde o Brasil deve ir no combate às facções sem ferir tratados internacionais.

E você meu amigo leitor o que achou ?

Naldo Almeida

About Author

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may also like

Brasil

PF investiga movimentações milionárias em esquema de fraudes em concursos públicos

Inquérito mira candidatos que pagaram por aprovação; quebra de sigilo bancário foi autorizada pela Justiça A Polícia Federal (PF) avança
Brasil

Saiba o que foi conversado entre Lula e Trump na manhã desta segunda (6)

Fonte: SECOM/BR Crédito da Imagem: © Reuter/Yuri Gripas e Marcelo Camargo/Agência Brasil O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu